domingo, 17 de julho de 2011

Nuno Matos regressa a Espanha para realizar baptismo internacional do Astra Proto


Após magnífica vitória ao nível da categoria T2 na edição do ano passado, Baja Espanha Aragon é o próximo desafio do piloto de Portalegre

Um ano volvido após a auspiciosa estreia na Baja Espanha Aragon, coroada com um triunfo que se revelaria determinante para a conquista do título mundial da categoria T2, Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso ao país vizinho, agora para concretizarem o baptismo internacional do Astra Proto inscrito na mais competitiva categoria T1.

Agendada para os dias 22 a 24 de Julho, na província de Saragoça, a mais importante prova do calendário espanhol modalidade junta este ano um elenco de luxo, com um total de 129 equipas inscritas, das quais 71 na categoria automóvel.

Entre os principais nomes confirmados incluem-se, entre outros, cinco pilotos Prioritários FIA, três representantes da equipa oficial da X-Raid – entre eles, o atual líder da Taça do Mundo FIA de TT – e o veterano e quádruplo vencedor da prova, Jean-Louis Schlesser.

“Além dos principais animadores do campeonato espanhol, esta edição apresenta uma das melhores e mais extensas listas dos últimos anos, situação a que não será alheia a anulação do nosso Rali Transibérico e o consequente regresso desta baja ao principal calendário da FIA”, afirma Nuno Matos.

“Sem qualquer pressão quanto a resultados”, o piloto de Portalegre assume que o principal objetivo “é mesmo chegar ao fim na melhor classificação possível, aproveitando para realizar mais alguns quilómetros no Astra Proto. É verdade que já me sinto muito mais confiante que no início do ano, mas também sei que há ainda muito trabalho a fazer até podermos assumir outro tipo de objetivos mais ambiciosos”, constatou o piloto, que este ano regressou ao campeonato português para se estrear no Agrupamento T1.

“Acima de tudo, acho que vai ser interessante situar-nos em relação à concorrência internacional e avaliar o potencial do nosso Astra Proto numa prova tão longa e exigente como esta”
, revelou ainda.

Com quase 1200 quilómetros de extensão, metade dos quais disputados ao cronómetro, a 26ª edição da
Baja Espanha Aragon é proposta ao longo de duas etapas e quatro setores seletivos, dois no sábado e
outros dois no domingo, antecedidos de uma Super Especial ao final da tarde de sexta-feira.


PROGRAMA*

Sexta-feira, 22 de julho
16h45 Partida do Parque Fechado
17h18 Partida para a Super Especial (5,39 km)
20h21 Chegada

Sábado, 23 de julho
07h30 Partida do Parque Fechado
08h42 Partida para o SS1 (131 km)
13h01 Partida para o SS2 (175 km)
17h08 Chegada

Domingo, 24 de julho
05h00 Partida do Parque Fechado
06h12 Partida do SS3 (131 km)
10h29 Partida do SS4 (175 km)
13h23 Chegada – Pódio

* Hora portuguesa (menos 1 hora que em Espanha)