quinta-feira, 14 de abril de 2011
Carlos Sousa quer repetir vitória de há dois anos no Ervideira Rali TT
Publicado em quinta-feira, abril 14, 2011
Piloto do Mitsubishi Racing Lancer assume o favoritismo na segunda jornada do Campeonato de Portugal de TT
Após a emocionante jornada de abertura no Algarve, o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno prossegue este fim-de-semana, na região de Reguengos de Monsaraz, com o Ervideira Rali TT, uma das provas preferidas de Carlos Sousa e onde o piloto já triunfou por quatro ocasiões, a última delas em 2009. Antes da partida, piloto e navegador realizam, amanhã, em Arraiolos, um pequeno teste ao Mitsubishi Racing Lancer…
Depois de ter sido um dos principais animadores da jornada de abertura disputada no Algarve, que concluiu a escassos 10 segundos do primeiro lugar, Carlos Sousa volta a ser a figura de destaque na lista de quase 60 inscritos do Ervideira Rali TT, a segunda prova do ano pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.
Acompanhado uma vez mais por Luís Ramalho, o piloto de Almada assume o favoritismo numa das mais antigas e carismáticas etapas do calendário nacional: “É uma prova de que gosto particularmente, quer pelas características do seu percurso, quer pela qualidade e carácter inovador da sua Organização. É também uma prova que atrai normalmente muito público e onde já coleccionei algumas vitórias”, recorda o piloto, já por quatro vezes consagrado no lugar mais alto do pódio, respectivamente em 1997, 1998, 2000 e 2009.
“Espero, já neste fim-de-semana, ter a oportunidade de acrescentar novo triunfo a esta lista, embora sabendo que há outros pilotos – como o Miguel Barbosa –, que também partilham desse objectivo. Admito que a luta seja apertada e que, tal como já sucedeu no passado, um furo ou outro contratempo possam fazer toda a diferença no final”, admite Carlos Sousa.
De resto, e aproveitando o lançamento desta prova, o piloto do Mitsubishi Racing
Lancer fez questão de analisar os mais recentes acontecimentos ao nível do Campeonato português, como a anulação da Baja 1000 e o anúncio de retirada da equipa BMW.
“Embora obrigado a compreender as razões apontadas pelo ACP, até em face da actual conjuntura económica, é óbvio que me entristece bastante ver o calendário amputado de uma prova com o prestígio internacional da Baja 1000”, explica o tetracampeão nacional.
Sobre os motivos que levaram a equipa BMW a renunciar ao Campeonato, Carlos Sousa reconhece que tem mais dificuldades em percebê-los: “Justificar esta saída com argumentos desportivos é algo que, quanto a mim, releva algum mau perder, contrariando o verdadeiro espírito de qualquer competição. Se isto fosse válido para todos, então nenhuma equipa entraria no Dakar para se bater com a Volkswagen”, atirou, como exemplo.
Aliás, face ao resultado da última prova, “a introdução deste novo regulamento não só equilibrou as performances de viaturas Diesel e gasolina, como também contribuiu para aumentar o interesse competitivo pelo Campeonato”, concluiu o piloto, lamentando a saída de um dos seus principais adversários.
Com um figurino em tudo semelhante ao da última edição, o Ervideira Rali TT será disputado ao longo de dois dias, iniciando-se às 15h30 de sábado com a tradicional Super Especial, junto à Adega Ervideira, e prosseguindo domingo, a partir das 8h00, com dupla passagem por um setor seletivo de 150 km de extensão.