sábado, 19 de março de 2011

Nuno Matos estreia Opel Astra Proto no regresso ao Campeonato português


Baja CARMIM deste fim-semana marca o arranque de um novo e ambicioso projecto no plano nacional após a conquista do título mundial de T2 em 2010

Contagem decrescente para o início de uma das mais aguardadas edições do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e cuja prova inaugural, a Baja CARMIM, se inicia já amanhã, em Tavira, no Algarve. Após a aventura internacional do ano passado, Nuno Matos e Filipe Serra assume novo e ambicioso projecto no plano nacional, concretizando a subida à principal categoria do Campeonato e estreando um novo Opel Astra Proto. O baptismo competitivo está marcado para as 16 horas deste sábado…

Após um ano de glória na Taça Internacional FIA de Bajas, com a conquista do título mundial de T2, Nuno Matos e Filipe Serra estão de regresso, em 2011, ao Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, desta vez para competirem na principal categoria (o Agrupamento T1) ao lado dos nomes mais consagrados da modalidade.

“A motivação é grande, pois este era o passo lógico e desejado após dois anos (e outros tantos títulos) no Agrupamento T2. Contudo, sabemos também que este é um salto gigante, já que vamos agora lutar directamente com os melhores pilotos e os carros mais evoluídos do pelotão”, como salienta o piloto, que volta a fazer dupla com Filipe Serra.

“Mas esse é um desafio que, ao invés de nos deixar apreensivos, aumenta ainda mais a nossa motivação”, garante Nuno Matos, na véspera de se apresentar à partida da Baja CARMIM, a prova que inaugura a temporada de 2011 do Campeonato e onde dupla alentejana estreia o Opel Astra Proto.

“Fizemos apenas uma sessão de testes antes desta prova, pelo que temos que ser cautelosos nesta primeira abordagem… Acima de tudo, queremos fazer quilómetros e perceber o potencial do carro. Para já, ainda é tudo uma novidade para mim, a começar logo pelo manuseamento da caixa sequencial”
, aponta, a título de exemplo.

Sem se comprometer com objectivos – “até pela falta de referências” –, Nuno Matos quer, acima de tudo, retirar “preciosas indicações desta baja, pois é seguro que há alguns pormenores que temos de evoluir e corrigir no carro. Para isso, nada melhor do que chegar ao fim e começar o ano logo com o pé direito”.

Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja CARMIM tem o seu início agendado para amanhã, às 16 horas, com um Super Especial de 7,8 km de extensão. Para domingo, a partir das 9h00, fica reservada a etapa mais longa, com um duplo sector selectivo de 230 e 130 km, respectivamente.