quinta-feira, 24 de março de 2011

Nani Roma testa SAM Mercedes 35 CC


Os fãs mais interessados na Baja Itália tiveram a sua particular recompensa: Nani Roma, o vencedor do Dakar em motos em 2004, e ex-piloto das equipas Mitsubishi e X-Raid apareceu em Pordenone no domingo à noite, não porque o tenha vindo participar na prova, mas porque tinha algo para fazer: Realizar um teste oficial com o SAM Mercedes 35CC.

Na segunda feira de manhã, alguns dos membros da organização da Baja Itália voltaram a fechar um dos troços das primeiras especiais, situado numa zona militar, para que Nani Roma pudesse experimentar o carro alemão. O piloto de Folgueroles participou em primeiro lugar num "briefing" com os membros da equipa, e depois esteve três horas ao volante do protótipo, com diferentes passageiros ao seu lado, desde os engenheiros, técnicos da equipa, do próprio Sven Knorr o dono do carro, o piloto Matthias Kahle e ainda o organizador do GORM, Jorg Sand.

Nani Roma desde o início ao fim que adoptou uma postura profissional no tocante ao seu primeiro ensaio com o SAM 35CC. Graças à sua experiência, depois de apenas alguns quilómetros com o veículo, já estavam claras algumas vulnerabilidades do mesmo: " Muitas podem ser ajustadas rapidamente com uma afinação mais personalizada, o resto é questão de evolução." disse Nani Roma acerca da sua experiência com SAM nas pistas italianas.

Depois da análise técnica , o carácter mais entusiasta do espanhol acabou por sobressair: "É um carro muito interessante e está desenhado ao detalhe." disse Nani quando falava do projecto."O carro tem um grande potencial, mas não tem o nível do BMW embora esteja no bom caminho. Muitas soluções estão bem pensadas. As prestações são inferiores ao do BMW, mas há que levar em conta que o motor Mercedes já cumpre as novas especificações da FIA. Isto promete."

Sven Knorr, o manager da equipa SAM também estava muito satisfeito: "Não podemos bater nem os Volkswagen, nem os BMW mas começamos a caminhar para esse objectivo. Este é o primeiro prótotipo da SAM e já descobrimos muitas coisas que podem ser melhoradas. O opinião de Nani foi muito importante, interessante e sobretudo motivadora" disse Knorr.

Nani mostrou-se muito optimista com o SAM, neste teste que foi uma iniciativa da G-Raid de Thuringen. Será Roma o novo piloto da SAM? Terá sido apenas um teste com intercâmbio de conhecimentos e não será vinculativo? Quem sabe Nani Roma mostre interesse no projecto, mesmo que isto tenha um custo.

Nani Roma está actualmente sem equipa para os ralis de todo o terreno, embora tenha estado presente no Dakar com uma Navara da equipa Overdrive apoiado pela Nissan Espanha. "Actualmente estou aberto a tudo" comentou Roma a este respeito.

Há muito movimento actualmente, o projecto da SAM é muito interessante, e o carro poderá ser uma alternativa válida aos BMW's da X-Raid. Inclusivamente também a Mitsubishi se está a movimentar, o mesmo se passando com a Overdrive que tem projectos com a Toyota.

Nani Roma tem podido contar com a fidelidade dos seus patrocinadores, e "Teoricamente poderia voltar á BMW" disse o piloto. Mas actualmente o seu patrocinador pessoal, a Red Bull é incompatível com o patrocinador da equipa alemã. "Para mim a Red Bull é mais que um patrocinador, e posso mesmo falar numa relação de amizade." concluiu.

O SAM Mercedes 35CC virá dentro de poucos dias a Portugal, para participar no Rali Ervideira. Será assim mais uma equipa estrangeira a estar presente, resta agora saber com que piloto: Matthias Kahle ou Nani Roma? Em breve iremos saber.

Fonte: todoterreno.pt