sexta-feira, 11 de março de 2011
1º Festival TT cumpre objectivo e assume-se como primeiro acontecimento da temporada
Publicado em sexta-feira, março 11, 2011
"Pista excelente...", " Todo o campeonato numa única pista...", "Boa organização...", "Local espetacular...": Esta é uma pequena amostra dos comentários feitos pelos participantes do 1º Festival TT, que serviram não só para deixar a organização do 1º Festival TT satisfeita com os resultados alcançados, mas serviram também como estimulo para a realização do 2º Festival TT.
Sendo esta a primeira edição, e considerada como um teste (real) a um conceito inovador em Portugal, eram esperadas algumas dificuldades, superadas no entanto com algumas facilidade graças à aceitação do deste formato junto de pilotos, equipas, patrocinadores e demais parceiros, o que permitiu que em poucas semanas se conseguisse colocar de pé algo nunca antes tentado.
Desde que a organização lançou o evento, há perto de 2 meses, que se sabia que muitas equipas teriam dificuldade em estarem presentes, pois desconhecendo a prévia existência do evento têm o calendário de preparação das suas viaturas concebido para estarem prontas apenas para o arranque da época que terá lugar daqui a 15 dias no Algarve. Foram pois, diversas as equipas, quer de automóveis quer de buggys que desejaram estar presentes e não o conseguiram. Esta foi a principal condicionante desta primeira edição e que de alguma forma limitou o alcance do evento.
Ainda assim, com as limitações atrás referidas, os objectivos do evento foram cumpridos. As equipas que participaram no 1º Festival TT tiveram à sua disposição quase 25 quilómetros de pistas, onde puderam testar e afinar os seus carros, detectando anomalias ou procurando melhorar as afinações dos mesmos. Também muitos foram os que puderam realizar co-drives com as equipas, experimentando da forma mais aproximada possível quais são as sensações viajar a bordo de uma viatura de competição em qualquer uma das provas do nosso campeonato.
Pela parte do publico o primeiro dia do evento foi bastante animado, com muita gente a visitar o espaço principal situado na Herdade da Agolada de Cima ou a passarem pela Zona Espetáculo. Já no segundo dia, com a existência de múltiplos acontecimentos devido à época festiva do carnaval, a afluência de público ficou aquém do esperado.
No final, e feito o balanço do evento, a organização do 1º Festival TT considera o resultado bastante positivo. Conseguiu criar o primeiro evento não competitivo que reúne as equipas do CPTT(autos) e CNTT (buggys) e confirmar a validade do conceito. Na sua maioria, os objectivos que tinham sido traçados foram cumpridos, e a prova disso foi a satisfação das equipas que participaram no evento. Assim, no final todos se despediram com um "até para o ano", altura em que será realizado o 2º Festival TT.
O 1º Festival TT foi organizado pela X-Adventure, em colaboração com o Todoterreno.pt, e com os apoios da Herdade da Agolada de Cima, do Coruche Inspira, da Fedima, da Redbull, da Riser Persur, da Santagri - Veículos Comerciais Volkswagen, do Munícipio de Coruche e do Bar Espaço Clean.
Este evento contou ainda com várias parceiras no que diz respeito á divulgação do evento, e para além de ter no Todoterreno.pt o seu "Media Oficial", o 1º Festival TT contou com o apoio do TTVerde, do MaisTT, e do 16Válvulas. Sendo este um evento em que participam equipas do CPTT e do CNTT, contamos ainda com a colaboração do Rally Raid Media Group para levar as noticias além fronteiras através de alguns dos seus membros onde se destacam o Rallyraid.es em Espanha, o Marathonrally.com na Alemanha e o Marathonrally.com/hu na Húngria.
Da parte da organização, renovamos o convite a todos, para que entendam este evento como um evento de promoção da modalidade, e que contribuam com as suas sugestões e comentários durante os próximos meses, para que na altura da apresentação do 2º Festival TT, que está programada para coincidir com o final na época de 2011, possamos ter um evento muito mais atractivo e que marcará o arranque da época de 2012.
Para finalizar, a organização quer deixar um agradecimento a todos, os que de alguma forma colaboraram e participaram neste evento.
A Comissão Organizadora.