sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Portugueses na frente da 6ª Etapa


- Hélder Rodrigues e Rúben Faria dominaram a 6ª etapa do Rally Dakar que continua a ser liderado por Marc Coma;

- Cyril Despres ganha algum terreno a Coma e Paulo Gonçalves perde muito tempo para os primeiros.


A sexta especial do Rally Dakar 2011 previa-se, tal como a especial de ontem, como uma das mais duras do Rally, antes do dia de descanso. Com 456 quilómetro cronometrados e muita navegação, os pilotos tinham antes da especial, uma dura tarefa pela frente.

Paulo Gonçalves, que tinha vencido a especial de ontem e que estava à partida para esta 6ª etapa na 4ª posição da geral, não foi feliz no dia de hoje. O piloto português perdeu as boas hipóteses que tinha para alcançar um lugar no pódio final.

Sem Paulo Gonçalves na luta da etapa, foram Rúben Faria e Hélder Rodrigues que aproveitaram para brilhar nesta dura tirada. Hélder Rodrigues liderou a etapa desde cedo e durante grande parte do percurso, mas Rúben Faria impôs-se nos último quilómetros, vencendo a etapa na frente do português da Yamaha.

Com esta "dobradinha" portuguesa, os dois pilotos subiram uma posição na classificação geral, beneficiando dos problemas de Paulo Gonçalves. Rúben Faria subiu à quinta posição e o segundo classificado da etapa, Hélder Rodrigues, está agora no 4º posto, a cerca de 5 minutos do lugar mais baixo do pódio.

Na terceira posição terminou Cyril Despres, que ganhou assim algum tempo ao seu adversário Marc Coma. Despres terminou a 3 minutos e 54 segundos de Faria, no entanto o francês recuperou 1 minuto e 26 segundos em relação a Marc Coma, que foi hoje o 4º classificado. Na geral, Coma continua líder com uma vantagem, agora um pouco mais curta, de 8 minutos e 48 segundos sobre Despres.

Stefan Svitko foi a surpresa da 6ª etapa. O eslovaco que tripula uma KTM terminou hoje na 5ª posição, na frente do piloto local, Francisco Lopez. Svitko subiu à 10 posição da classificação geral, enquanto "Chaleco" Lopez continua no 3º posto.

Classificação Etapa 6


Classificação Após Etapa 6

Foto: Marcelo Maragni