sábado, 15 de janeiro de 2011

Nasser Al-Attiyah vence Dakar 2011


- O piloto da Volkswagen tornou-se no primeiro árabe a vencer o Rally Dakar, na frente de Giniel De Villiers e de Carlos Sainz, num pódio dominado pela marca de Wolfsburgo;

- Ricardo Leal dos Santos confirmou 7ª posição.


Nasser Saleh Al-Attiyah confirmou a sua primeira vitória no Rally Dakar, nesta edição de 2011. O piloto discutiu a liderança da prova desde a primeira etapa e acabou por beneficiar dos problemas do seu colega de equipa, Carlos Sainz, a 3 etapas do final da corrida. Al-Attiyah, juntamente com Sainz e por vezes Peterhansel, demonstrou um ritmo muito forte desde o início do Rally, não dando quaisquer hipóteses aos seus adversários.

Nesta última especial, o Qatari terminou na segunda posição, a 38 segundos de Carlos Sainz. Kryzstof Holowczyc foi o terceiro e Giniel De Villiers e Mark Miller fecharam o top 5, no 4º e 5º lugares, respectivamente.

Na classificação geral, Giniel De Villiers foi o segundo classificado, a 49 minutos e Al-Attiyah. Carlos Sainz ficou no último degrau do pódio, a mais de 1 hora e 20 minutos do seu colega de equipa.

A fechar o top 5 ficaram os melhores BMW's, com Stephane Peterhansel a ser o 4º classificado e Kryzstof Holowczyc o 5º, depois de mais uma excelente exibição, à semelhança do que tinha acontecido em anos anteriores ao volante de uma Nissan Navara Overdrive.

Ricardo Leal dos Santos confirmou a 7ª posição, na primeira vez que o piloto luso terminou um Dakar dentro do top 10.

Classificação Etapa 13


Classificação Final