
- Hoje foi a vez do espanhol Marc Coma vencer uma etapa. Na especial de 521 quilómetros Coma ganhou bastante tempo estando agora mais perto de Cyril Despres;
- Portugueses continuam em grande nível. Paulo Gonçalves foi hoje o 3º melhor e Rúben Faria o 5º.
A 3ª etapa do Dakar 2011 levava os concorrentes até San Salvador de Jujuy, numa especial de 521 quilómetros para as motas e quads. O sector tinha a particularidade de ter uma zona de neutralização a meio, em que os pilotos percorreram 170 quilómetros em asfalto.
Cyril Despres era o primeiro na estrada e partia determinado em consolidar a sua posição na frente da corrida. No entanto o piloto francês não entrou bem na etapa e no primeiro ponto de cronometragem era apenas o 45º classificado (!!!) a mais de seis minutos do líder da etapa, que era na altura Jonah Street. Despres teve então de fazer uma etapa de trás para a frente e conseguiu ainda terminar o dia na 2ª posição minimizando assim as perdas para o seu principal rival, Marc Coma. Coma que acabou por ser o grande vencedor do dia, após uma luta inicial com o português Paulo Gonçalves, que liderou durante vários quilómetros. O espanhol ganhou 2 minutos e 21 segundos a Despres e a luta pela liderança está, mais do que nunca, ao rubro. Os dois primeiros classificados estão agora separados por apenas 14 segundos.
Paulo Gonçalves, que esteve durante a fase inicial da especial no comando, realizou mais uma excelente especial cronometrada alcançando a terceira posição, o seu melhor resultado até agora no Dakar 2011. Com o tempo realizado Gonçalves conseguiu ainda subir à 4ª posição na classificação geral.
O 4º classificado foi o francês Olivier Pain, em Yamaha, que efectou uma boa classificativa a 4 minutos e 34 segundos do vencedor. Pain está em 6º na classificação geral do Rally.
A fechar o top 5 terminou Rúben Faria, que continua com um andamento fortíssimo, mostrando o porquê de ter sido escolhido para a equipa oficial da KTM, como companheiro de Cyril Despres. Faria continua a desempenhar muito bem o seu papel na equipa, continuando em excelente posição para apoiar o seu colega de equipa a qualquer momento. Faria continua ainda na 3ª posição da geral, a 9 minutos e 38 segundos do seu chefe de fila.
Destaque ainda para José Hélio Rodrigues Filho que alcançou hoje a 6ª posição e entrou também no top 5 da classificação após estas 3 etapas.
Hélder Rodrigues continua a melhorar as suas prestações e depois da 9ª marca no dia de ontem, ficou hoje na 8ª posição, subindo 3 lugares na classificação, para 8º.
Nota ainda para os outros pilotos portugueses: Pedro Oliveira realizou hoje uma boa etapa, realizando o 25º melhor tempo. Oliveira está agora na 26ª posição, enquanto Pedro Bianchi Prata está no 31º lugar.
Classificação da Etapa 3
Classificação Após Etapa 3
Foto: Maragni M. KTM Images