sábado, 15 de janeiro de 2011
Marc Coma confirma vitória e Hélder Rodrigues sobe para terceiro
Publicado em sábado, janeiro 15, 2011
- O piloto espanhol Marc Coma confirmou a sua terceira vitória no mais duro Rally do Mundo, na frente de Cyril Despres;
- Hélder Rodrigues beneficiou dos problemas mecânicos de Francisco Lopez, subindo assim para a terceira posição.
A última etapa do Rally Dakar 2011 tinha apenas 180 quilómetros cronometrados e servia mais como uma consagração para os vencedores com um espectacular final da etapa que deliciou o público presente. No entanto acabou por haver alterações nas posições da frente da classificação geral, no que diz respeito às motas.
Marc Coma confirmou o seu triunfo nesta edição do Dakar. O piloto espanhol tinha uma larga vantagem sobre Cyril Despres e limitou-se a levar a sua KTM até ao fim, subindo ao mais alto lugar do pódio pela terceira vez no Dakar. Na etapa o piloto acabou por ficar na quinta posição.
Cyril Despres teve de se contentar com a segunda posição final. O piloto francês que foi penalizado na primeira semana de prova, em 10 minutos, o que acabou por ser decisivo para a vitória final. Despres, terminou a última etapa na 4ª posição e ficou a 15 minutos de Marc Coma na classificação final.
A surpresa acabou por ser a subida de Hélder Rodrigues à terceira posição final, melhorando assim o seu resultado do ano passado, tornando-se o melhor português de sempre no Dakar. Hélder Rodrigues, que dificilmente subiria da 4ª posição, acabou por beneficiar dos problemas que o chileno Francisco Lopez sofreu na derradeira tirada da prova. Lopez viu a suspensão traseira da sua Aprilli ceder, perdendo assim mais de 1 hora e 12 minutos para o vencedor da etapa. O chileno foi o 90º na etapa e desceu para a 4ª posição, trocando com o português da Yamaha. Hélder Rodrigues acabou por ser assim "compensado" depois de todo o azar que teve nesta última semana de prova. Na etapa o português voltou a mostrar um excelente andamento e terminou em 2º, a apenas 5 segundos do vencedor.
O vencedor da etapa acabou por ser Frans Verhoeven que ofereceu assim à BMW o segundo triunfo neste Dakar 2011, terminando da melhor forma a sua participação nesta edição da prova.
O brasileiro De Azevedo terminou também a sua participação num lugar de destaque, ao ser o 3º classificado da etapa. De Azevedo estava na sétima posição, na frente de Rúben Faria e foi nessa mesma posição que terminou o Rally, já que ganhou ainda mais tempo o português.
Destaque ainda para Juan Pedrero Garcia, o "aguadeiro" de Marc Coma, que terminou na 5ª posição e claro para Rúben Faria que terminou o Rally em 8º, depois das penalizações que lhe foram atribuídas.
Classificação Etapa 13
Classificação Final
Foto: Maragni M. KTM Images