Competição a sério só começa amanhã, dia 2 de Janeiro
Cumprindo uma tradição com três décadas, o Rali Dakar arrancou hoje oficialmente para a estrada. A partida viveu-se em clima de festa no centro de Buenos Aires, seguindo-se uma ligação por estrada de 377 quilómetros até Victoria. Hélder Rodrigues apreciou o momento e aponta baterias para o arranque a sério de amanhã.
Seja na Praça da Concórdia, em Paris, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, ou em qualquer outro lugar o primeiro dia do ano é sinónimo de partida do Rali Dakar. Pelo terceiro ano consecutivo, a Avenida 9 de Julho – bem no centro de Buenos Aires – juntou uma impressionante multidão para a partida da caravana.
Mantendo a tradição, a festa tomou assim conta deste primeiro dia de Dakar. Para já os cronómetros ficaram parados, com a primeira etapa a consistir apenas na ligação por estrada entre Buenos Aires e Victoria – num total de 377 quilómetros.
Ainda sem a pressão da competição, Hélder Rodrigues viveu assim um dia descontraído no Rali Dakar Argentina-Chile 2011; “É sempre impressionante sentir o calor do público neste dia de arranque e para nós acaba por ser uma excelente forma de começar o ano em clima de festa. Agora penso já no que me espera amanhã, ou seja, um dia bem longo com uma secção competitiva curta e bastante rápida. Estou tranquilo e motivado para atacar desde o primeiro quilómetro!”.
Deixando o acampamento em Victoria a caravana começa o dia com uma ligação de 566 quilómetros, seguida de outros 192 já disputados ao cronómetro até Córdoba. Esta aproximação à montanha levou a organização a montar um traçado diferenciado para as motos/quads e jipes/camiões.