quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Paulo Gonçalves alcança primeira vitória em etapas do Dakar (Actualizado)


- O piloto português Paulo Gonçalves, que tinha sido o 5º melhor na estrada, acabou por ver o seu tempo corrigido pela organização no final da etapa, pois o piloto parou para prestar auxílio a Olivier Pain. Gonçalves alcançou assim a sua primeira vitória;

- Francisco Lopez foi relegado para a segunda posição da etapa e Frans Verhoeven foi o 3º
.

A 5ª etapa do Rally Dakar Argentina-Chile 2011 adivinhava-se bastante dura, onde a navegação ganharia um papel preponderante. A mais longa especial do Dakar até agora, com 423 quilómetros cronometrados, acabou por trazer algumas surpresas na classificação geral.

Com a penalização que lhe foi aplicada no final do dia de ontem, Cyril Despres viu a sua tarefa na luta pela vitória ficar bastante mais difícil. Com a penalização o francês entrou para a etapa com uma desvantagem de 10 minutos e 2 segundos face a Marc Coma. Despres entrou com um bom ritmo e no sexto "Way Point" da etapa estava já a ganhar cerca de 7 minutos a Coma, que vinha bastante atrasado, na 12ª posição. Despres manteve-se rápido até ao final da etapa, terminando na 4ª posição, subindo novamente para o primeiro lugar na classificação geral, isto porque Marc Coma perdeu 13 minutos nesta especial. No entanto o tempo de Marc Coma acabou por ser corrigido pela organização no final da etapa, pois o espanhol terá parado para prestar auxílio a Olivier Pain que, na sequência de uma queda, foi evacuado para o Hospital, ficando de fora deste Dakar 2011. Assim o espanhol acabou mesmo por ser melhor que Despres, alcançando a 4ª posição a 1 minuto e 40 segundos do líder. Cyril Despres foi assim relegado para o 5º lugar da etapa.

Na classificação geral Marc Coma mantém-se na liderança do Rally, agora com uma margem ainda maior para o francês da Red Bull KTM de 10 minutos e 14 segundos.

No final do dia o chileno Francisco Lopez era o melhor da etapa. "Chaleco" Lopez andou uma boa parte da etapa na 3ª posição, atrás das BMW de Frans Verhoeven e Paulo Gonçalves, contudo os último quilómetros foram decisivos e o chileno acabou "rubricar" o melhor tempo da especial. Contudo Paulo Gonçalves que tinha sido o 5º melhor do dia viu o seu tempo ser corrigido pela organização no final da etapa, pelas mesmas razões que Marc Coma. O piloto português esteve muito rápido desde o início da especial e acabou por conseguir a sua primeira vitória em etapas do Dakar. Lopez ficou assim em segundo, mas mantém-se na 3ª posição da geral, a 18 minutos e 32 segundos de Coma.

Na geral Gonçalves mantém-se em 4º, na frente de Hélder Rodrigues, que hoje ficou em 6º. Rúben Faria foi hoje o 7º e subiu para a 6ª posição da geral.

Frans Verhoeven teve também um dia muito positivo, alcançando a 3ª posição na especial a apenas 1 segundo de Lopez. Verhoeven, que até aqui tinha estado bastante discreto, liderou hoje grande parte da etapa, acabando por não conseguir aguentar o ataque do chileno da Aprillia. Na geral o piloto da BMW subiu para a 10ª posição.

Classificação da Etapa 5

Classificação Após Etapa 5