quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chagin volta ao topo da classificação; Patronelli mantém-se na liderança


- Vladimir Chagin venceu a 10ª etapa do Dakar 2011 e está devolta ao comando da prova depois de Kabirov ceder ao russo 21min38s na etapa de hoje

- Alejandro Patronelli mantém a liderança da prova, mas foi o argentino Santamarina que brilhou na etapa de hoje, o piloto "da casa" venceu a especial de hoje com apenas 8segundos de vantagem para o segundo classificado


A luta na frente da corrida dos camiões está cada vez mais ao rubro, ora Chagin ora Kabirov, os dois russos da Kamaz, apesar dos tempos que os têm vindo a separar serem grandes, vêm ao longo da corrida a proporcionar uma excelente luta pela liderança. Esta 10ª etapa separou um pouco mais os pilotos da Kamaz pois Kabirov perdeu na etapa de hoje 21min38s para Chagin e desceu à 2ª posição da geral. Na 3ª posição do dia ficou Van Vliet, o piloto perdeu hoje 34min37s para o russo e encontra-se na 7ª posição da classificação geral provisória.

O piloto espanhol Vila assinou hoje o 4º melhor tempo do dia a 38min44s do vencedor e está neste momento na 6ª posição da prova. Mardeev, o outro piloto da armada russa da Kamaz fez hoje o 5º tempo a 39min55s de Chagin e encontra-se a fechar o top5 da classificação geral.

O 3º posto da geral é ocupado por Nikolaev que se encontra a 2h44min depois de na etapa do dia não ter ido além do 6º tempo e ter perdido com isso mais 44min26s para o actual lider e vencedor da etapa. Segue-se a ele na classificação geral Echter que assinou hoje o 8º tempo e perdeu mais 1h4min para o vencedor.

Classificação da 10ª etapa

Classificação deral (após a 10ª etapa)

Nos quads pouco se vai alterando na classificação geral pois Patronelli já se encontra com uma vantagem 1h11min para o 2º classificado, contudo quem venceu hoje a etapa foi Santamarina, o argentino venceu a 10ª etapa com uma vantagem de apenas 8 segundos para o 2º classificado da geral, Halpern ganhou hoje alguns minutos a Patronelli mas em condições normais já é muito díficil de chegar à vitoria final da prova, pois já se encontra a 1h11min do também argentino Alejandro Patronelli.

O 3º melhor tempo foi assinado por Laskawiec que fez um tempo em 3min3s superior ao do vencedor. O piloto poláco encontra-se na 6ª posição da geral a 6h25min da liderança. O françês Declerck fez a 4ª melhor marca da etapa e perdeu mais 3min52s para Patronelli, o piloto fecha de momento o top5 da classificação geral provisória. O 3º classificado da geral fez o 5º tempo na etapa de hoje e ganhou assim algum tempo para o lider da prova, Machacek está agora a 2h45min do lider.

O piloto argentino que comanda a prova não foi além da 6ª posição. Patronelli perdeu com isto 5min23s, não pondo de qualquer das formas a sua liderança sobre ameaça.

Classificação da 10ª etapa

Classificação geral (após a 10ª etapa)