domingo, 2 de janeiro de 2011

Carlos Sainz é o primeiro líder


O piloto espanhol Carlos Sainz começou bem o seu Dakar entrando com uma vitória na primeira especial.

Num percurso diferente das motas e quads, Carlos Sainz foi o vencedor do dia num traçado com cerca de 220 km's cronometrados. O vencedor do Dakar do ano passado liderou durante quase toda a etapa após uma luta com Peterhansel e Nasser Al-Attiyah.

Na estreia do Race Touareg 3 em etapas do Dakar a Volkswagen dominou este primeiro dia de competição, onde apenas Stephane Peterhansel conseguiu impedir que a marca colocasse os seus 4 carros nas 4 primeiras posições. Carlos Sainz foi então o vencedor da etapa na frente e Peterhansel, que terminou a 1 minuto e 31 segundos do espanhol.

Nasser Al-Attiyah foi o 3º classificado, a 2 minutos e 16 segundos do seu colega de equipa. A fechar o top 5 terminaram Mark Miller e Giniel De Villiers nos restantes Race Touareg.

Quanto aos portugueses, Ricardo Leal dos Santos efectuou uma etapa bastante discreta, não indo além da 20ª posição provisória, a quase 30 minutos do líder.

Bastante melhor esteve Francisco Inocêncio, que regressou ao Dakar agora aos comandos de uma Nissan Navara e efectou uma excelente primeira especial, alcançando a 17ª posição, a cerca de 25 minutos de Sainz.

Desta forma o melhor português acabou por ser Filipe Palmeiro, que navega neste Dakar o piloto argentino Orlando Terranova, em BMW X3. A dupla alcançou um bom 7º lugar nesta especial de abertura.

Nota ainda para a estreia do MINI All4 Racing que acabou por não acontecer como a equipa X-Raid e Guerlain Chicherit desejavam. O novo carro da equipa acabou por ter problemas mecânicos e Guerlain Chicherit leva já um atraso de quase 1 hora.

Classificação da Etapa

Foto: DPPI