quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Advogados querem suspender o Dakar


Os advogados e Matías Mundaca Campos, Daniel Bertolla Videla e Bernard Debeuf Ponce de León, colocaram em tribunal, na passada sexta feira em Ovalle (Chile) uma acção civil milionária contra a Amaury Sport Organization, a entidade que organiza e detem os direitos do rali Dakar. Estes advogados exigem ainda a anulação da edição de 2011 do rali, que tem previsto percorrer os territórios da Argentina e do Chile.
Esta acção judicial, que se tornou efectiva perante o Segundo Julgado de Letras de Ovalle, procura que se indemnizem os familiares das vitimas mortais e dos feridos graves que resultaram em consequência do acidente ocorrido a 9 de Janeiro de 2009, durante a realização da corrida.

As vítimas resultaram de um acidente em que esteve envolvido um camião pertencente à organização, e de nacionalidade Argentina, na comunidade de Ovalle.
Um comunicado de imprensa emanado pelo mesmo gabinete de advogados chilenos, diz que, apesar de ter sido condenado o motorista, também ele da Argentina, causador do acidente com vitimas mortais, e de se ter comprovado a responsabilidade da organização do Rali Dakar, estes últimos sempre recusaram indemnizar os familiares das vitimas.

Os familiares decidiram avançar com acções judiciais contra a organização do Rali Dakar Argentina Chile, e esperam que a entidade com sede em França seja condenada a pagar os prejuízos causados pelo evento nas suas propriedades, e que se decrete a suspensão do rali no ano de 2011, a menos que seja garantida a total segurança dos Chilenos e a devida indemnização aos familiares das vitimas.

O acidente que deu origem a esta acção em tribunal aconteceu em 2009, quando um camião de apoio logístico que fazia a viagem entre Serena e Ovalle chocou de frente com outra viatura, fruto de uma ultrapassagem mal calculada. O fatídico acidente aconteceu na localidade de Serena, tendo do mesmo resultado dois mortos no veículo abalroado, enquanto o motorista do camião da organização, e que transportava pneus foi na altura detido.

Fonte: todoterreno.pt