domingo, 10 de outubro de 2010
Suspense na última etapa do Faraós
Publicado em domingo, outubro 10, 2010
Gosta de bons livros? Bem um bom livro tem que ter uma ínicio cativante, que aguarre logo o leitor, depois precisa de uma história consistente e finalmente tem que encerrar de forma surpreendente. A batalha pelo título da Taça FIA nas duas rodas motrizes, na 13ª edição do Rali dos Faraós, disputado no Egipto foi como um bom livro. Um verdadeiro "best-seller".
O última etapa do rali, disputada este sábado apenas tinhas 240 quilómetros de especial, de um total de 560 que compunham a totalidade do percurso que os concorrentes teriam que percorrer entre o Oásis de Siwa e Al Alamein no norte do Egipto - a rota era mais fácil do que nos útlimos dias, já sem dunas, ao longo de uma pista com muita pedra até á linha de meta instalada a 105 quilómetros de Al Alamein.
Nos carros, Maurizio Traglio e Fabian Lurquin tiveram as "honras" de abertura da pista com o Pathfinder inscrito pela Tecnosport, e rápidamente encontraram um bom ritmo de corrida. Em segundo lugar Jean Louis Schlesser - o líder da corrida com mais de 1m34s de vantagem sobre o Italiano - e depois o Toyota de Jun Mitsuashi seguido do Bowler de Pelichet.
Horas mais tarde, já no podium em Al Alamein, Traglio foi o primeiro a chegar, depois Vigourous, Mitsuashi e Pelichet... mas onde estaria Schlesser? "Ele capotou o carro" disseram os primeiros rumores. Minutos estranhos, com toda a gente a olhar para o relógio vezes sem conta... Finalmente começou a cerimónia do podium. Depois, de alguns minutos emocionantes, ouviu-se o típico som do V8 do Buggy - Schlesser e Arnaud tinham finalmente chegado a Al Alamein mas com o Buggy muito danificado. Todos olharam novamente para os relógios : Mas o Francês conseguiu segurar o 1º lugar do Rali dos Faraós, depois de 22h33m29s de corrida, divididas por 6 dias de competição. A grande vantagem que Schlesser conseguiu logo nos primeiros dias foi suficiente para lhe garantir a vitória. O acidente de hoje teve como resultado uma redução de 56 minutos na distância que separava Schlesser do segundo classificado.
"Foi incrível" disse Schlesser. "Vinhamos muito rápido, e fomos surpreendidos por uma curva muito apertada, tentámos travar mas já foi tarde demais. Atingimos uma grande pedra e campotámos , a apenas 15 quilómetros da partida". Felizmente nada aconteceu à tripulação, mas o carro ficou bastante danificado , especialmente na carroçaria, conseguindo no entanto regressar à etapa e terminar."Depois de termos capotado tantas vezes eu posso confirmar a solidez do nosso chassis. Nada se mexeu. Estou feliz pela minha terceira vitória no Rali dos Faraós, e acima de tudo por ser a primeira com a JVD International como organizador."
Maurizio Traglio terminou o rali com a sua terceira vitória numa etapa, e com o segundo da geral, a 32m47s de Schlesser. "O resultado que obtivemos com o nosso Nissan Pathfinder é excelente. Estou satisfeito com o segundo lugar da geral, e penso que Schlesser merece a vitória. Foi uma bela corrida: As etapas de areia que encontramos aqui não podem ser encontradas em mais lugar nenhum! Nem nos UAE!"
O Japonês Jun Mitsuhashi e o seu navegador Belga Alain Guehennec climbed subiram até terceiro (23:48:08). Mitsuhashi estava feliz com o seu lugar no podium:"Este foi um belo rali, um teste perfeito e uma boa preparação para o próximo Dakar na América do Sul. Este foi o meu primeiro Rali dos Faraós e eu tenho que dizer que gostei, com belas etapas, não muito díficies, não muito fáceis, e bem misturadas. Estamos muito orgulhosos do nosso carro - Fizemos terceiro com um carro de produção, atrás do Buggy de Schlesser e do Nissan T1 de Traglio. Foi um grande resultado!"
Em quarto e quinto lugar ficaram dois Bowlers, o de Jerome Pelichet (França) e o de Roberto Tonetti (Itália) , depois de uma luta interna no "Bowler Wildcat Trophy" que teve aqui a sua última prova. Pelichet e o seu famoso navegador Eugenie Decer terminaram 1h44m atrás do vencedor da geral, e Tonetti precisou de 2h36 minutos mais para finalizar a corrida.
E a grande questão : Quem são os vencedores da Taça FIA de Ralis de Todo o Terreno nos Buggys e também por equipas? Ontem os jornalistas fizeram várias especulações sobre quem poderia sair triunfante. Se Schlesser quisesse vencer, teria que ser no mínimo terceiro caso Vigouroux abandonasse, ou então teria que vencer contando que Vigouroux não iria além do quinto lugar na classe.
Mas o Francês Eric Vigouroux que actualmente reside nos EUA, acompanhado de Alex Winocq conseguiram sobreviver a tudo e mais alguma coisa ao longo do rali, a começar logo por um acidente na primeira etapa, passando pelos problemas de transmissão na terceira etapa, e pelo sistema de enchimento de pneus que várias vezes os fez ficar atascados. Mas hoje, na última etapa terminaram em segundo , e isso porque pararam para ajudar Schlesser. Na geral a equipa do Trophy Truck subiu até sexto da geral , e terminou em segundo nos "2 rodas motrizes" , garantindo assim o tão desejado título na categoria.
Mas também Jean Louis Schlesser pode abrir uma garrafa de champanhe para celebrar um título. Com a sua vitória na geral, conquistou o título da Taça FIA por equipas, e superou a alemã X-Raid. "Já fui vencedor da Taça FIA várias vezes" disse Schlesser. " Para mim era importante vencer também na categoria por equipas, e conseguimo-lo."
A melhor equipa Egípcia no Rali dos Faraós foi "El Gouna Rally Raid Egipt". Ahmed El Shamy e o seu navegador Inglês Paul Round terminaram o rali em décimo da geral. Adham Mostafa terminou em 12º: "Esta foi a nossa primeira corrida da Taça do Mundo com a nova Dogde RAM" disse o piloto, que finalizou dizendo :"O carro esteve sempre muito bom, não tivemos grandes problemas. Gostámos muito do rali e da paisagem. O 12º lugar é especialmente bom, pois estamos rodeados de carros muito bem preparados."
Fonte: todoterreno.pt