domingo, 31 de outubro de 2010

João Pais venceu e já é campeão


• Piloto de Viseu terminou no 11º lugar absoluto
• Chuva “inundou” Baja 500 Portalegre
• Carlos Aires e Rui Lopes completaram pódio


Numa Baja 500 Portalegre onde a chuva foi uma presença constante, tornando esta 24ª edição uma das mais difíceis de sempre, João Pais, acompanhado de José Janela, aos comandos da Mazda BT 50, inscrita pela Auto Sueco Coimbra, não só conseguiu o triunfo entre os concorrentes do Desafio ELF / Mazda 2010, como alcançou desde já o título, não tendo de esperar pelo resultado nas 24 TT Vila de Fronteira, prova que encerra a temporada.

O piloto de Viseu gastou 6h44m28,7s a percorrer os 405,22 quilómetros dos três sectores selectivos que compunham a prova. A somar a este grande triunfo no Desafio ELF / Mazda 2010, que é actualmente o único troféu monomarca existente em Portugal, João Pais conseguiu ainda terminar a prova num notável 11º lugar absoluto.

“Sou jovem e nos últimos anos não choveu em Portalegre por ocasião da Baja. Assim tive a oportunidade de me estrear e viver por dentro as dificuldades, mas também a enorme emoção de sentir uma prova que, por todas estas caraterísticas, se tornou mítica. As condições meteorológicas obrigaram a uma condução muito cautelosa com índices de concentração redobrados e o José Janela teve um papel importante neste capítulo. Claro que a infelicidade de alguns dos meus adversários tornaram o caminho para a vitória mais fácil, embora a tensão de estar na luta por uma determinada posição nos ajude a manter todos os sentidos ainda mais apurados. A nossa Mazda BT 50 esteve também impecável, superando uma prova com condições extremamente adversas”, salienta João Pais que acrescenta:

“A renovação do título vem coroar todo o trabalho de uma equipa e quero partilhar com todos os que comigo vivem este projecto a felicidade de me sagrar campeão um título que este ano adquire um significado ainda maior porque tem a chancela da FPAK”.

Nos lugares de pódio terminaram as duplas Carlos Aires/Francisco Bernardino e Rui Lopes/Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque). Estas duas formações, com as suas Mazda BT 50, completaram a Baja 500 Portalegre respectivamente na 14ª e 16ª posições da classificação geral de uma corrida também pontuável para o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno e para a Taça Internacional FIA de Bajas e que contou com mais de meia centena de equipas à partida entre os quais alguns dos mais conceituados pilotos desta disciplina.

“Terminar uma prova tão emblemática como a Baja de Portalegre e ainda para mais nestas condições é o máximo que se pode desejar. Partimos de trás, mas a corrida correu-nos bem e fomos superando todas as dificuldades. Estamos muito satisfeitos ”
salientou à chegada Carlos Aires.

Para Rui Lopes “terminar era muito importante. Estamos a lutar pelo 2º lugar no Desafio ELF/Mazda e um bom resultado aqui era uma preciosa ajuda para encarar as 24 Horas de Fronteira com ainda maior motivação. Foi por isso que resolvemos não atacar o 2º lugar nesta corrida, porque não quisémos correr o risco de ficar sem nada. A nossa Mazda BT 50 chegou ao fim sem uma belicadura. Com estas condições é uma alegria muito grande estar aqui à chegada”.

A dupla Bruno Oliveira/Pedro Colaço (Mazda Açores TT Team) começou por liderar a prova, seguida Pedro Carvalho da SGS Car que, acompanhado por Nuno Madeira, regressava às competições ao fim de dez anos de paragem. Todavia, as enormes dificuldades da prova impediram essas duas formações, bem como as duplas Paulo Pinto/Filipe Fernandes (Xuxas Car) e Durval Costa/Pedro Marcão de completarem a corrida.

No final desta Baja 500 Portalegre Luís Morais, da Mazda Motor de Portugal destacou “o enorme empenho de todas as equipas do Desafio ELF/Mazda numa corrida disputada em condições extremas e felicito aquelas que conseguiram superar tudo isso e completar os quatrocentos quilómetros propostos pela equipa do ACP. Os meus parabéns ao João Pais pela conquista do título. Numa modalidade onde a veterania é um valor sobejamente reconhecido, a juventude de um campeão lançado pelo Desafio ELF/Mazda é um contributo que consideramos importante para a modalidade”.

O Desafio ELF/Mazda 2010 irá terminar dentro de um mês, com a disputa das 24 Horas TT Vila de Fronteira, competição do calendário internacional que se realiza de 26 a 28 de Novembro, organizada, tal com esta Baja 500 Portalegre, pelo Automóvel Clube de Portugal.


Classificação Final

1º João Pais/José Janela 6h44m28,7s
2º Carlos Aires/Francisco Bernardino 7h19m53,6s
6º Rui Lopes/Luís Ferreira 7h22m50,1s

Resultados online em http://bajaportalegre500.cronobandeira.com

Classificação do Desafio ELF / Mazda 2010 (após quatro provas):

Pilotos

1º João Pais Auto Sueco Coimbra 46 pontos
2º Bruno Oliveira RPF 2 23 pontos
3º Rui Lopes Fino Comércio de Automóveis 22 pontos
4º Paulo Pinto Xanauto 18pontos
5º Carlos Aires Xanauto 8 pontos
6º Henrique Silva Santos da Cunha 2 6 pontos
6º Durval Costa SGS Car 6 pontos

Navegadores
1º João Rato Auto Sueco Coimbra 36 pontos
2º Bruno Fernandes RPF 2 23 pontos
3º Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 22 pontos
4º José Janela Auto Sueco Coimbra 10 pontos
5º Pedro Marcelo Xanauto 8 pontos
5º Francisco Bernardino Xanauto 8 pontos
7º Rui Gomes Santos da Cunha 2 6 pontos
7º Pedro Marcão SGS Car 6 pontos
9º Ricardo Cortiçadas Xanauto 5 pontos
9º Luís Cavaleiro Xanauto 5 pontos