
Em mais uma excelente demonstração de classe, Hélder Rodrigues mantém a presença no pódio nas etapas, alcançando mais um excelente 3º tempo, tendo com isso, reduzido bastante a diferença que o separava do primeiro classificado, Cyril Despres.
Com a etapa mais longa da prova a desenrolar-se num terreno muito rápido, técnico e com dunas a marcarem o cenário, Hélder Rodrigues, na primeira passagem no sector selectivo, acabou por pagar uma má escolha de pneus, tendo tido algumas dificuldades em transpor as dunas, perdendo por isso algum tempo para os primeiros. No entanto, na segunda passagem, com outro tipo de pneus, acabou por realizar uma excelente passagem que só não terminou num melhor resultado pois, segundo referiu “acabei por me perder no final devido ao pó de um camião que apanhei por vários kms que me fez perder uma nota e vários minutos a recuperar”.
A segunda passagem no sector selectivo acabou por ficar marcada por esse factor, tendo diversos pilotos perdido muito tempo, nomeadamente o líder da prova que está agora a apenas 4 minutos do piloto português da Yamaha.
Para amanhã, Hélder Rodrigues irá “atacar o Cyril pois vamos todos lutar para tentar chegar a primeiro.” Sabendo dos riscos inerentes, haverá no entanto sempre “uma atitude algo calculista porque aqui podemos não ganhar nada mas ter muito a perder”.
Classificação na 4ª etapa:
1º - Marc Coma em KTM 450cc: 3:46:11
2º - Jakub Przygonski em KTM 450cc : + 03:26
3º - Hélder Rodrigues em Yamaha 450cc: +06:22
4º - Jordi Viladoms em Yamaha 450cc: + 07:59
Classificação Geral após etapa:
1º - Cyril Despres em KTM 450cc: 13:33:22
2º - Hélder Rodrigues em Yamaha 450cc: + 04:20
3º - Marc Coma em KTM 450cc: +07:23