
O Rali Marrocos marca a estreia do piloto português integrado numa equipa oficial, a Yamaha França, marca com o maior numero de vitórias no Dakar.
Depois de um ano onde o jovem piloto nacional foi sendo contactado por diversas marcas internacionais com vista a disputar o Dakar inserido numa equipa oficial, Hélder Rodrigues decidiu continuar com a Yamaha, agora na estrutura oficial francesa, de forma a poder dispor de condições de trabalho idênticas às dos seus concorrentes.
Sendo a marca com maior numero de vitórias no Dakar e sendo também um dos pilotos mais novos e que no ano passado alcançou um resultado único para o desporto nacional, a expectativa para este ano será de discutir a vitória da mítica prova, novamente disputada no continente sul-americano.
Já de partida para Marrocos, sem tempo de festejar esta excelente noticia, o piloto português mostrava-se “muito feliz por esta aposta e por continuar de Yamaha.” Com um longo trabalho de desenvolvimento da moto ao longo do ano onde “tenho agora uma assistência e acompanhamento totalmente diferente que me permitirá despender as energias unicamente na competição” prevê ainda grandes alegrias para as próximas provas, nomeadamente já em Marrocos e em Janeiro no Dakar.
Para Marrocos, disputada no dia 18 de Outubro, o piloto da Yamaha WR450 parte agora com expectativas redobradas “de conseguir uma vitória antes da grande prova que é o Dakar.” Com todos os pilotos agora em motos com 450cc, esta “é a oportunidade para continuar a testar e a competir com as motos que vão estar no Dakar, percebendo melhor em que nível nos situamos”. Quanto à prova em si, Hélder Rodrigues espera encontrar algumas dificuldades mas também sem arriscar muito porque “estamos perto do Dakar e todos os pilotos tentam evitar quedas, além de que estou numa estrutura nova e que exige alguma adaptação para que tudo corra bem”.
O Rali Marrocos começa já na segunda-feira e tem o seguinte calendário:
ETAPA 1 : FOUM ZGUID, L’INCONTOURNABLE - 423 km: Ligações 113 km – Sector Selectivo 320 km
ETAPA 2 : A TRAVERS UN OCEAN DE DUNES - 457 km : Ligações 196 km – Sector selectivo 261 km
ETAPA 3 : LA PASSE DE MAHARCH - 338 km : Ligações 57 km – Sector selectivo 281 km
ETAPA 4 : CHEGAGA - 515 km : Ligações 194 km – Sector Selectivo 321 km
ETAPA 5 : SUR LES TERRES DES AIT ATTAS - 307 km : Ligações 58 km – Sector selectivo 249 km
ETAPE 6 : Le DESERT GP - 238 km : Ligações 80 km – Sector selectivo 158 km