
Realizadas as verificações no dia 17 de Outubro em Zagora, teve início hoje, a primeira etapa do Rally de Marrocos 2010. Esta, contou com um total de 423 kms, onde 43 km foram de ligação e os restantes 310 kms de especial.
O percurso no primeiro dia de prova foi constituído essencialmente por trilhos montanhosos com um piso muito exigente e técnico até Foum Zguid (zona de assistência). Após a passagem por esta localidade, seguiram-se pistas arenosas no meio do deserto.
As rigorosas características do piso dificultaram a navegação aos pilotos da equipa oficial BMW Motorrad Speedbrain. Os pilotos não atingiram os lugares da frente mas não deixaram de evidenciar que é apenas o primeiro dia do Rally, faltando ainda muitos quilómetros para percorrer.
Os pilotos da Equipa BMW Motorrad Speedbrain, Paulo Gonçalves e Pedro Bianchi Prata alcançaram o 8º e 9º lugar da classe e 10º e 12º da geral, respectivamente.
O piloto Paulo Gonçalves, recentemente campeão nacional de TT 2010 na classe TT3, falou acerca do primeiro dia de prova do Rally de Marrocos: " O primeiro dia foi bastante complicado. Cheguei a Marrocos praticamente à hora do arrancar da prova, o que não ajudou muito. O percurso era de difícil navegação e perdi-me algumas vezes, por isso não foi um bom dia para a equipa. De qualquer das formas, é o primeiro dia e tenho a certeza que nos próximos vou recuperar e conquistar os lugares da frente. "
Pedro Bianchi Prata comentou a sua prestação na 1ªetapa do Rally de Marrocos: " O dia não correu muito bem, tivemos alguns problemas na navegação, o que nos fez perder tempo. Senti também alguma falta de ritmo, por ter estado longe das provas durante algum tempo devido à minha lesão. Mas estou confiante que vou melhorar nas próximas etapas, pois ainda faltam muitos quilómetros. "
A 2ª etapa do Rally de Marrocos tem 321kms de sector selectivo num total de 515 kms de extensão. Segundo a organização da prova, o percurso do 2º dia será ainda mais árduo, sendo classificado como uma montanha-russa de dunas.