quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Recordar Colin McRae


O piloto escocês que muito espectáculo deu morreu à 3 anos

Colin McRae é um nome que ficará sem dúvida na memória de todos os adeptos de desportoso motorizados e não só. O escocês morreu faz hoje, dia 15, 3 anos, num acidente de Helicópetro e o MaisTT recorda um dos mais espectaculares pilotos de sempre. Entre muitas vitórias e alguns acidentes, o campeão do Mundo de ralis de 1995 é lembrado por ser o mais espectacular de sempre. O piloto seguiu o caminho do seu pai, Jimmy McRae, e tornou-se também um piloto de ralis que viria a ser o mais conhecido de sempre, recordado também pelos seus videojogos.

Colin McRae passou por várias marcas nos ralis e alcançou o seu único título com a Subaru em 95. 146 presenças em ralis do Campeonatos do Mundo, 42 subidas ao pódios e 25 vitórias, além de mais de 20 abandonos por acidente, são os números deixados por McRae.

A última equipa por onde passou foi a Kronos Racing, com a qual fez o Rali da Turquia em 2006. Os ralis ficaram para trás e o piloto estrou-se nas 24 Horas de Le Mans e em 2004 e 2005 viria a fazer o Dakar, ao serviço da equipa oficial da Nissan, iniciando assim mais uma etapa da sua carreira, agora no Todo-o-Terreno. O piloto passou ainda na liderança do Dakar e venceu 4 especiais e em 2004 venceu na "nossa" Baja Portalegre 500. Mais tarde, com a equipa Overdrive, o escocês voltou a Portugal ao Rally Transibérico onde voltou a marcar os portugueses com uma exibição no mínimo fantástica, ao volante de uma Navara Off-Road.

Com o piloto a dar cartas no TT, rapidamente Sven Quandt convidou-o para a BMW X-Raid para pilotar um BMW X3 da equipa, com o qual ainda obteve um 3º lugar na Baja España Aragón. O piloto acabou por falecer em Setembro antes do seu primeiro Dakar com o BMW.

O piloto continua de certa forma "entre nós" com a fundação Colin McRae e os jogos de vídeo que continuam a ser lançados.

Colin McRae será para sempre recordado...









Obrigado Colin