quinta-feira, 10 de junho de 2010
Yser Racing Team supera com distinção o desafio do Erg Cheby
Publicado em quinta-feira, junho 10, 2010
Aquela que era, para a maioria, a mais desafiante das etapas deste Rali Estoril Marraquesh acabou por não “defraudar” com a travessia de uma das maiores cordilheiras de dunas de Marrocos, o Erg Cheby, a representar um obstáculo muito complicado de transpor. Pois para os pilotos da Yser Racing Team esta foi uma etapa exigente mas no final o sentimento geral da equipa era de enorme satisfação: por um lado Filipe Campos foi segundo da geral, e, por outro, Bernardo Moniz da Maia foi sexto e ocupa igual posição da prova.
Com 338 quilómetros e com as dificuldades inerentes à transposição de enormes dunas, este dia contou, como se esperava, com uma “dose” reforçada de calor. Porém, no seio da Yser Racing Team as dificuldades foram ultrapassadas com distinção e Filipe Campos acabou mesmo por chegar ao final com a segunda melhor marca que resulta na manutenção do primeiro lugar. “Este é um resultado que até para mim é surpreendente”, afirmou o piloto que acrescentou que “tivemos um dia perfeito. Difícil, mas com um excelente resultado. Conseguimos fazer toda a etapa sem enganos no percurso e isso fez toda a diferença. O Jaime Baptista fez um trabalho notável de navegação e por aqui passou boa parte do nosso sucesso de hoje. Por outro lado, conseguimos superar bem as dunas, que, reconheço, me assustaram um pouco. Algumas pareciam paredes! A verdade é que continuo na frente da prova e isso deixa-me muitíssimo contente.”
Quanto à dupla Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto Mayor rubricaram igualmente uma exibição de grande nível que culminou com a conquista da sexta melhor marca na especial e manutenção de igual posto na prova. Para o piloto de Cascais a dificuldade da etapa “residiu, como se esperava, na travessia do Erg Cheby. Ainda parámos uma vez, atascados, mas acabámos por sair daquele local relativamente depressa, graças à ajuda do Hélder Oliveira. Foi difícil, mas o nosso BMW foi, uma vez mais, um aliado muito importante, que nos facilitou a travessia dos locais mais difíceis. Estou muito satisfeito com o resultado na etapa, mas também como resultado no rali.”
Cumpridas cinco etapas, o Rali Estoril-Marraquesh ruma amanhã para sul, em direcção a Zagora, com mais um dia de areia e 337,11 quilómetros com arranque pelas 8h35 em Er Rachidia.