terça-feira, 8 de junho de 2010

Vitória de João Pais em prova da Taça do Mundo


* José Pereira estreou-se com um 2º lugar
* Três pilotos Mazda seguiram hoje para Marrocos


A terceira etapa do Desafio ELF / Mazda 2010 terminou esta tarde com mais uma vitória, a segunda alcançada esta temporada, pela dupla actual campeã, João Pais / João Rato, aos comandos da Mazda BT 50 inscrita pela Auto Sueco Coimbra.

Esta terceira jornada do único troféu monomarca actualmente existente em Portugal disputou-se integrada no programa do Rali TT Estoril Portimão Marrakech, a prova portuguesa da Taça do Mundo de Todo o Terreno, que hoje partiu rumo a Marrocos, onde serão disputadas mais cinco etapas.

Com a vitória alcançada no prólogo, a dupla Bruno Oliveira/Bruno Fernandes (Mazda Açores TT Team), foi quem primeiro ocupou a liderança da corrida, mas a equipa açoreana viria a quedar-se por um quinto lugar final, na sequência de diversos problemas mecânicos.

A partir daí todos os troços tiveram em João Pais o piloto mais rápido do Desafio ELF / Mazda 2010, tendo a sua equipa conseguido uma vitória folgada, que lhe permitiu alargar substancialmente a liderança da competição.

“Este triunfo foi um passo muito importante para o nosso grande objectivo de revalidar o título alcançado em 2009. A nossa Mazda BT 50 foi impecavelmente preparada pela ARC e permitiu-nos fazer uma corrida muito equilibrada, onde não cometemos erros” salienta João Pais.

Na sua prova de estreia no Desafio ELF / Mazda 2010, José Pereira acompanhado de Rui Fernandes, levou a Mazda BT 50 da ProTT, até à 2ª posição. O piloto, com larga experiência no todo o terreno, assume que o resultado foi excelente embora o seu principal objectivo ainda esteja por cumprir, referindo-se naturalmente ao facto de a equipa ser uma das três que aposta em cumprir na integra o programa do Rali TT Estoril Portimão Marrakech.

“Tal como tenho vindo a dizer, o facto de estar há muito tempo do lado de fora da competição, não me permitiu ser agora mais competitivo. Por outro lado, nestas três etapas disputadas em Portugal, a nossa grande preocupação foi de não criar mazelas na Mazda BT 50, já que nos esperam etapas muito duras em Marrocos. Por tudo isto que referi acho que conquistar um segundo lugar é magnífico”, refere José Pereira.

No terceiro lugar desta prova terminou a dupla Paulo Pinto/Pedro Marcelo. A equipa Xuxas Car, apoiada pelo concessionário Xanauto, esteve em excelente plano embora denotasse uma grande preocupação em manter a sua máquina em perfeitas condições, de modo a cumprir o grande sonho de disputar as etapas marroquinas que se seguem.

A quarta posição final foi ocupada pela dupla Rui Lopes / Luís Ferreira, do Team Solar do Bitoque, a grande vencedora do Ervideira Rali TT. Com apenas duas corridas disputadas, esta equipa, que também parte para Marrocos, manteve o 2º lugar no Desafio ELF / Mazda 2010.

Miguel Costa, da Mazda Motor de Portugal destaca “a importância da participação das equipas concorrentes ao Desafio ELF / Mazda 2010 numa prova da Taça do Mundo, sendo que cinco das seis equipas inscritas completaram com sucesso as três etapas nacionais e dessas, três vão agora estar envolvidas na grande aventura que vai ser a componente africana da prova. Espero que consigam superar todas as dificuldades, mas tenho a certeza que se prepararam bem para este desafio”.

Classificação após SS4


1º João Pais/João Rato Auto Sueco Coimbra 8h01m40s
2º José Pereira/Rui Fernandes Fino Comércio de Automóveis 8h39m36s*
3º Paulo Pinto/Ricardo Cortiçadas Xanauto 9h04m36s**
4º Rui Lopes/Luís Ferreira Fino Comércio de Automóveis 9h28m26s
5º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes RPF 2 105h23m09s***

* inclui 1m de penalização
* inclui 9m de penalização
* inclui 100h40m de penalização
Não estão ainda incluídas eventuais penalizações referentes à derradeira etapa