terça-feira, 8 de junho de 2010
Rumo a Marraquech com o campeonato relançado
Publicado em terça-feira, junho 08, 2010
Yser Racing Team despede-se de Portugal com o terceiro triunfo consecutivo com Filipe Campos na frente e Bernardo Moniz da Maia na quarta posição da geral
Aquele que era o objectivo principal da Yser Racing Team para o Rali Estoril Marraquesh foi atingido. Filipe Campos/Jaime Baptista venceram de forma categórica a prova do ACP, ganhando todas as etapas e, assim, somaram a pontuação máxima em termos de Campeonato de Portugal de TT, 15 pontos, o que faz com que Campos, depois de uma fase menos feliz com dois abandonos em duas provas (Ervideira e Beja) esteja de novo na luta pelo título e com vantagem de nove pontos em relação ao segundo classificado, ainda que com mais um resultado.
Esta fase portuguesa do Rali Estoril Marraquesh correu da melhor maneira ao piloto portuense que, apesar de deter uma enorme vantagem para os mais directos rivais nunca tirou agressividade ao seu andamento e prova disso mesmo é o facto de nesta terceira etapa ter assegurado mais uma vitória e três minutos e meio adicionais de vantagem sobre o russo Leonid Novitskiy. Campos justificou a sua alegria afirmando que “conseguimos ganhar a prova portuguesa e isso era o mais importante, quer para mim quer para Yser Racing Team. Vimos de uma fase menos positiva do campeonato e um bom resultado nesta prova significa muito.” O tri-campeão nacional de Todo-o-Terreno acrescentou que “esta etapa era curta, mas ainda assim nunca baixámos o ritmo. Andámos depressa, com uma boa margem de segurança, mas, acima de tudo, muito concentrados. O Jaime voltou a fazer um excelente trabalho de navegação, o carro esteve impecável e o resultado está de acordo com isto. Estou muito satisfeito e vou entrar em Marrocos muito contente. Agora temos pela frente outro rali, em pisos que desconheço, que não domino e que por isso nos trarão dificuldades adicionais...”
Com o quarto lugar à geral, segundo do CPTT e quatro pontos adicionais em termos de campeonato, fruto do segundo lugar, Bernardo Moniz da Maia revelou que o resultado final foi bom, mas “a etapa de hoje não correu bem. Tivemos um problema no carro logo nos quilómetros iniciais que fez com que perdêssemos algum tempo. Depois de algum tempo a andar muito devagar fui mesmo obrigado a parar. Apesar de aí em diante termos andado bem melhor, acabei por cumprir o resto do percurso algo receoso... Mesmo assim, estamos muito contentes com o resultado final, com os sete obtidos, mas também pelo facto de o Filipe ter voltado a assegurar uma vitória para a equipa, tremendamente importante na perspectiva da luta pelo campeonato.”
Terminada esta fase portuguesa do Rali Estoril-Marraquesh, as equipas têm agora de cumprir uma ligação de seis horas até Algeciras onde lá as espera o barco no qual toda a comitiva rumará a Nador, onde chegarão pelas 6h00 de amanhã. Segue-se uma ligação de 272,76 quilómetros até Merija, local onde será dada a partida para especial que ruma a Er Rachidia, com 255,70 quilómetros ao cronometro.
Classificação (Após a 3ª Etapa):
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3 – 1º CPTT), 6h42m33,0s
2º Hélder Oliveira/José Marques (Nissan) a 19m21s
3º Leonid Novitskiy/Andreas Shulz (BMW), a 26m33s
4º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3 2º CPTT), a 35m56s
5º Ricardo Leal dos Santos/Paulo Fiúza (BMW), a 37m25s
Campeonato de Portugal de TT
1º Filipe Campos, 35 pontos
2º Bernardo Moniz da Maia e Miguel Barbosa, 26
3º Diniz Lucas, 22