terça-feira, 8 de junho de 2010

Ruben Faria ascende ao segundo posto


No dia da despedida de Portugal e com uma especial bem perto de casa, Ruben Faria mostrou o seu forte ritmo aos comandos da KTM 690 Rallye, mas sem deixar de controlar a concorrência numa jornada em que os principais candidatos à vitória final pensaram de forma quase identica.

“Hoje era o dia da despedida de Portugal e antes de entrarmos em Marrocos todos jogámos pelo seguro. É muito arriscado entrar na frente da corrida em solo marroquino e mesmo sendo um dia em que ganhei tempo durante grande parte do troço ao Hélder e ao Casteu, na parte final optei por baixar um pouco o ritmo e desta forma consegui o que queria, saír atrás deles no dia de amanhã, já em Marrocos.”

Com uma especial com 104 quilómetros de extensão marcada na Serra de Tavira, Ruben Faria voltou a gerir da melhor forma a jornada sem no entanto mostrar estar muito à vontade nesta região mesmo com uma moto de maior capacidade e dimensões como é a KTM que utiliza.

“As especiais em Portugal foram todas muito sinuosas e técnicas, pouco apropriadas à minha moto. Por isso decidi desde o primeiro dia tentar não perder muito tempo para os meus adversários antes da entrada nas pistas marroquinas onde a minha experiência em África e com a moto podem fazer a diferença. Foi isso mesmo que diz e amanhã começa uma corrida completamente diferente para mim.A primeira especial em Marrocos será um primeiro esclarecimento quanto aos pilotos que realmente vão lutar pela primeira posição, mas de uma forma natural serão os mesmo que têm discutido as vitórias aqui em Portugal.”


Com a quinta posição conquistada hoje Ruben Faria subiu uma posição na classificação geral, sendo agora segundo depois de ultrapassar David Casteu e do lugar ganho no dia de ontem após uma penalização imposta a Luis Correia depois deste ter excedido o limite de velocidade numa zona controlada.

“São erros que podem acontecer a qualquer um. O Luis tem menos experiência e cometeu um excesso que lhe valeu uma queda grande na classificação, mas está a fazer uma excelente prova.”

Ruben Faria não deixa no entanto de fazer alguns avisos aos menos experientes nas especiais marroquinas antes da etapa que vai levar a caravana desde Nador até Er Rachidia.

“Deverão ter especial atenção aos ‘oueds’ e à navegação, claro! Amanhã será o início de uma prova completamente diferente!”