sábado, 5 de junho de 2010
Regras da FIA limitam Miguel Barbosa, mas não lhe roubam os objectivos
Publicado em sábado, junho 05, 2010
O facto de a FIA o considerar como um piloto prioritário 2 implica que Miguel Barbosa vai participar na primeira edição do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, que amanhã (domingo) arranca para a estrada, com restrições ao nível do motor, o que, claro está, o irá colocar numa óbvia situação de desvantagem em relação aos seus adversários. «Com as limitações que me foram impostas vou ter o motor do carro a trabalhar com menos 500 rotações e isso é, naturalmente, muito. É uma injustiça aplicarem estas regras aos pilotos privados, que se apresentam nas provas com o seu esforço e o dos seus patrocinadores, e é por isso que muitos fogem das provas da FIA. É frustrante», desabafou o piloto, que, no entanto, tudo irá fazer para terminar pelo menos as três etapas portuguesas da prova «à frente» do pelotão nacional, uma vez que só essas contaram para o Campeonato Português de Todo-o-Terreno. «Embora consciente de que não terei um carro com uma performance tão boa, darei, como sempre, o máximo para alcançar os meus objectivos», frisou.
O objectivo da dupla Miguel Barbosa/Miguel Ramalho é terminar a prova que sucede ao Transibérico na frente do CPTT, contudo, é óbvio que o facto de ao fim de três dias em Portugal a caravana continuar até Marrakech, num percurso que levará os pilotos a enfrentarem as dunas em todas as especiais que irão ser disputadas nas pistas marroquinas, servirá ainda, e muito, para que todos os portugueses adquiram mais um tanto de experiência para a próxima edição do Dakar. «Já o disse, esta é uma prova diferente de todas as outras do campeonato português e servirá, e muito, como preparação para o Dakar», disse Miguel Barbosa.
O piloto português elogiou, também, a organização deste primeiro Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech. «Tenho que dar os parabéns ao ACP pela organização de uma prova internacional a partir de casa. Para mais com a cobertura que esta vai ter», afirmou, numa clara alusão ao facto de quer a RTP – alguns directos e outros tantos resumos – quer a Eurosport – resumos diários de aproximadamente 30 minutos – irem dedicar diariamente uma parte do seu tempo de emissão à prova.
A primeira etapa da prova disputa-se amanhã (domingo), com a realização de uma super especial em Grândola (7,5 km) durante a manhã e um sector selectivo de 180 quilómetros, à tarde. Durante segunda-feira realizar-se-á a segunda etapa, composta por dois sectores selectivos, um de manhã e um outro à tarde. A última parte portuguesa da prova consistirá num percurso de 100 quilómetros que decorrerá na zona de Alcoutim, na terça-feira de manhã, depois do qual todos os pilotos farão a ligação até Algeciras, numa distância de 350 quilómetros.
As pistas marroquinas surgirão no quarto dia, com um sector selectivo de 275 quilómetros entre Merija e Er Rachidia, zona à volta da qual se realizará ainda a quinta etapa, com 360 quilómetros. No dia seguinte, mais uma tirada, com 350 quilómetros, desta vez entre El Rachidia e Zagora. A chegada a Marrakech está prevista para o sétimo dia da prova, disputando os pilotos, novamente, um sector selectivo de 350 quilómetros, entre Zamora até à cidade onde o rally acaba. A última etapa disputar-se-á num SS de 70 quilómetros à volta de Marrakech.