quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pilotos Mazda na Taça do Mundo


• João Pais e Bruno Oliveira assumem-se como candidatos à vitória
• Estreia de José Pereira
• Três equipas apostam nas etapas marroquinas


Arranca já no próximo sábado, dia 5, o Rali TT Estoril Portimão Marrakech, derradeira etapa da Taça do Mundo de Todo o Terreno. Uma competição que integra mais uma jornada do Desafio ELF / Mazda 2010 e que apresenta como grande novidade o facto de ter cinco etapas disputadas em solo marroquino.

Para o Desafio ELF / Mazda 2010, tal como para o Campeonato de Portugal, as classificações ficarão, todavia, definidas no final das três etapas que se disputam em Portugal. Algumas equipas terminarão por aí a sua participação nesta corrida, enquanto que outras atravessam o Mediterrâneo, para cumprir o desafio agora lançado pelo ACP organizador da prova. Neste grupo inserem-se três equipas Mazda.

A dupla campeã em 2009, João Pais / João Rato, na Mazda BT 50 apoiada pela Auto Sueco Coimbra e que ocupa actualmente a liderança, bem como o par Bruno Oliveira/Bruno Fernandes, do Mazda Açores TT Team, formação apoiada pela concessão RPF 2, campeã em 2008, são as formações que tradicionalmente assumem a disputa pela vitória e os seus pilotos não escondem que é esse o seu grande objectivo para esta corrida.

A dupla Rui Lopes / Luís Ferreira (Team Solar do Bitoque), grande vencedora do Ervideira Rali TT, é uma das que aposta no desafio africano e o seu discurso assenta mais na regularidade e na grande determinação em terminar a prova. Objectivo muito idêntico para o par Paulo Pinto/Pedro Marcelo (Xuxas Car), equipa apoiada pela Xanauto, enquanto que Carlos Aires, acompanhado por Francisco Bernardino, termina a sua corrida no Algarve.

Esta prova assinala a estreia de José Pereira/Rui Fernandes, no único Troféu monomarca de Todo o Terreno existente na presente temporada. Sendo um piloto experiente e de créditos firmados na disciplina, José Pereira poderá intrometer-se na luta pelo primeiro lugar, pese embora o handicap de uma paragem de alguns anos.

Para Miguel Costa, da Mazda Motor de Portugal “a participação das equipas concorrentes ao Desafio ELF / Mazda 2010 numa prova da Taça do Mundo é sempre um momento muito importante da temporada e estamos convictos de que pilotos e máquinas vão estar à altura deste enorme desafio. Estamos muito satisfeitos pelo facto de três equipas apostarem na grande aventura que vai ser a parte africana da prova. É um esforço de louvar e todos nós vamos torcer para que superem todas as dificuldades, que por certo irão encontrar”.

Os pilotos em discurso directo

Está preparado para a prova? Está tudo ok ou subsistem problemas de última hora?

João Pais:
Não há qualquer tipo de problemas, só nos falta apoio financeiro.

Rui Lopes: Está tudo preparado. Só nos falta colocar alguns autocolantes, mas vai estar tudo pronto em tempo útil.

Bruno Oliveira:
A viatura ainda não está pronta, mas os técnicos estão a fazer um trabalho árduo, de modo a ter tudo preparado atempadamente. Esta quinta-feira, dia 3, sigo rumo ao Continente.

Paulo Pinto:
Está tudo devidamente preparado.

Carlos Aires:
Estou ainda há espera de algumas peças, mas está tudo pronto para a corrida.

José Pereira:
Há um pequeno atraso na entrega de material que deverá estar a chegar, mas está tudo controlado.

Em termos de Desafio qual é o objectivo desportivo?

João Pais:
O nosso objectivo é ganhar o Desafio. Estou com 10 pontos de vantagem em relação ao Bruno e não tenho de arriscar nem correr riscos.

Rui Lopes: Terminar a prova, procurando manter um andamento regular e realizar uma corrida sem grandes problemas

Bruno Oliveira:
O nosso objectivo é ganhar, mas estamos conscientes de que a prova vai ser dura. Está muito calor, sabemos que o João Pais é um forte concorrente e que vai à nossa frente.

Paulo Pinto: Terminar esta competição e chegar a Marrakech.

Carlos Aires:
O nosso objectivo é posicionar-nos nos três primeirtos lugares do Desafio ELF/Mazda.

José Pereira:
É a primeira prova do Desafio na qual vamos participar, por esse motivo é difícil descrever os objectivos, dado que alguns concorrentes estão muito bem posicionados. De qualquer modo, pretendemos chegar ao final da prova, o mais bem classificados possível.

O que espera da sua participação nas etapas de Marrocos?

Rui Lopes:
Esperamos encontrar algumas dificuldades, porque já andei nas dunas, mas não em competição. Agora será diferente, exige outra preparação e há que acabar todas as etapas. Acima de tudo estamos confiantes.

Paulo Pinto: Esperamos encontrar acima de tudo muita diversão. O importante é divertir-mo-nos.

José Pereira: Esta é a primeira vez e a prova vai ser extensa e dura. Está muito calor. Vamos tentar poupar o carro ao máximo e andar o melhor possível em zonas que não nos estraguem a Mazda. Nas dunas vamos tentar ganhar algum tempo, porque já tenho algum conhecimento sobre elas.

Porque optou por não ir a Marrocos?

João Pais:
Porque as etapas de Marrocos não contam para o Desafio e, não tendo apoios, é uma loucura ir até ao final do Rali. Prefiro poupar recursos para participar nas 24 Horas Fronteira.

Bruno Oliveira: Em primeiro lugar, porque não existe orçamento suficiente que nos permita ir até África. Em segundo lugar, a deslocação até Marrocos pressuporia que tivéssemos de ser mais cautelosos em Portugal e não pudessemos arriscar tanto, de modo a terminar a prova em África. Deste modo, podemos dar muito mais de nós nas etapas disputadas em Portugal, que são as que efectivamente nos intertessam por serem pontuáveis para o Desafio.

Carlos Aires: Fui pai a semana passada. Se não tivesse passado por essa situação teria optado por ir até Marrocos.

O Rally TT Estoril / Portimão / Marrakech disputa-se de 5 a 13 de Junho e em Marrocos serão disputadas cinco etapas onde se conjugam vários cenários que incluem areia, planaltos, montanhas e rios secos. A etapa inicial tem a sua entrada pelos grandes planaltos de Rekkam, a 1500m de altitude média, com um pequeno exercício de navegação nas inúmeras pistas que se cruzam um pouco por todo o lado. Globalmente, o bom piso define a etapa, com algumas passagens mais lentas entre montanhas.

Programa da Prova

Portugal

5 de Junho - Verificações Estoril
6 de Junho – 1ª etapa - Estoril / Portimão - SS1 – 7km - SS2 – 150km (Grândola / Grândola)
7 de Junho – 2ª etapa - Portimão / Portimão - SS3 – 240km (Ourique / Portimão)
8 de Junho – 3ª etapa - Portimão / Nador - SS4 – 100km (Portimão - Alcoutim)

Marrocos

9 de Junho – 4ª etapa - Nador / Errachidia - SS5 – 275km
10 de Junho – 5ª etapa - Errachidia / Errachidia - SS6 – 360km
11 de Junho – 6ª etapa - Errachidia / Zagora - SS7 – 350km
12 de Junho – 7ª etapa - Zagora / Marrakech - SS8 – 320km
13 de Junho – 8ª etapa - Marrakech / Marrakech - SS9 – 100km