domingo, 13 de junho de 2010

Hélder Rodrigues vence Rally Estoril-Portimão-Marrakech


Depois de ter dominado quase a totalidade dos dias de prova, chegou hoje ao final a brilhante prestação do piloto português com a conquista do lugar mais alto do pódio na estreia desta competição.

Partindo para a curta etapa de hoje com uma vantagem superior a 8 minutos, Hélder Rodrigues sabia que dificilmente poderia não vencer esta prova pelo que adoptou uma postura tranquila mantendo os seus concorrentes a uma distância segura até ao final. Não existindo grandes surpresas numa “etapa calma e típica de final de uma prova”, o jovem piloto nacional pode assim festejar mais uma brilhante conquista a somar ao melhor palmarés nacional em provas tipo Dakar.

Logo à chegada, Hélder Rodrigues mostrava-se “muito satisfeito pela vitória conquistada” garantindo que agora é “um momento para apreciar e poder descansar” dada a dureza e duração da prova. Após as brilhantes prestação no Dakar onde foi por duas vezes o melhor português de sempre, esta vitória na estreia de uma prova “das melhores que já fiz em termos organizativos” acaba por ter “um sabor muito especial principalmente para os meus patrocinadores e seguidores.”

O piloto apoiado pela Red Bull, TMN, Chevrolet e Benecar acabou por liderar todos os dias de prova excepto a entrada em solo marroquino onde, a saída para a etapa na frente de todos os concorrentes, “trouxe problemas de navegação” perdendo momentaneamente a liderança para o francês David Casteau, liderança essa que seria novamente conquistada na etapa seguinte mantendo-se então até ao final.

Considerando “uma prestação muito positiva onde acabei sempre por impor o meu ritmo e controlar os mais directos concorrentes” demonstrou-se ainda feliz por “não ter tido problemas mecânicos de maior como os que já tive noutras ocasiões” principalmente como aconteceu duas vezes este ano em provas do campeonato do mundo . Quanto à prova em si, a opinião é a mesma da grande maioria dos pilotos considerando que “estão todos de parabéns pela qualidade da prova que conseguiram montar quer em termos desportivos quer em logística ” ficando a certeza que “para o ano terá ainda mais participações e interesse mediático”.

Com um calendário desportivo bastante preenchido, Hélder Rodrigues tem pautado o ano competitivo pela aposta em grandes eventos internacionais, nomeadamente as provas do campeonato do mundo FIM de Rally e mundial de enduro, tendo mostrado sempre um andamento excepcional apesar de não dispor das condições dos seus mais directos concorrentes. O programa para os próximos dias passa por “regressar a Portugal, retomar os treinos e começar a preparar já tudo para a próxima prova daqui a 15 dias”

Classificação geral:

1º Hélder Rodrigues em Yamaha WR450: 23:01:13
2º Rubén Faria em KTM Rally 690 +7:22
3º Paulo Gonçalves em BMW G450X +31:33
4º David Casteu em Sherco Rallye +32:14