sexta-feira, 4 de junho de 2010
Equipa comemora 10 anos assumindo preocupações ambientais
Publicado em sexta-feira, junho 04, 2010
A equipa Prolama, uma das mais importantes estruturas nacionais ligadas às competições de Todo o Terreno, vai dar continuidade ao programa “Carbono Zero” que vem cumprindo desde o início desta temporada participando na jornada portuguesa da Taça do Mundo da modalidade. Com este projecto inédito, a equipa assume uma clara preocupação ambiental que vem, aliás, na linha de outras iniciativas de responsabilidade social anteriormente evidenciadas pelos responsáveis deste projecto.
A coincidência de o Rali TT Estoril Portimão Marrakech se iniciar no Dia Mundial do Ambiente, ajuda a reforçar o programa Prolama Green Team que visa reduzir e compensar a pegada carbónica da sua participação nas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno
Em parceria com a Carbono Zero / E. Value (responsável por inúmeros programas nesta área entre os quais se encontram o Correio Verde dos CTT e o Rock In Rio), a equipa Prolama irá ver contabilizadas as emissões inevitáveis associadas à participação desportiva dos 3 carros Isuzu que disputam o campeonato, sendo que os créditos de carbono adquiridos vão ser utilizados na reflorestação e preservação da Tapada Militar de Mafra.
“Temos consciência de que não podemos viver neste mundo alheios a tudo o que nos rodeia. Tentamos envolver o nosso projecto na sociedade tendo em conta algumas das maiores preocupações actuais. Quando a Prolama iniciou a actividade em 2000 alertamos para a necessidade de conduzir de forma segura, utilizando o slogan “….se conduzir, não beba…”. Em 2004 com o título de Campeão Nacional desenvolvemos uma campanha de Prevenção Rodoviária sob o lema “Ser campeão é cumprir o código da estrada”. A partir daí têm sido muitas as acções que a equipa dedica a visitar escolas onde transmitimos às crianças as regras básicas de segurança rodoviária”, explica Rui Sousa piloto que, em 2008, alcançou o título mundial de Bajas. O piloto acrecenta ainda que “a equipa decidiu comemorar os 10 anos do projecto Prolama criando os mecanismos necessários para reduzir e compensar as emissões de gases com efeito de estufa aderindo ao conceito Carbono Zero”.
Rui Sousa, que é um dos mais destacados pilotos nacionais de todo o terreno, faz equipa com Carlos Silva desde 1994 e os dois fundaram há dez anos o projecto Prolama. No Rali TT Estoril Portimão Marrakech irão tripular uma Isuzu D-Max candidata a uma das primeiras posições.
O projecto Prolama Green Team, que envolve ainda a Isuzu D-Max da dupla Edgar Condenso/Nuno Silva e a Isuzu Rodeo pilotada por Afonso Baptista, navegado por José Manuel Marques, será alvo de uma apresentação pública no próximo dia 16 de Junho, pelas 18 horas, no Auditório Beatriz Costa em Mafra.