sábado, 12 de junho de 2010

Acidente força Helder Oliveira a abandonar


Piloto de Barcelos este sempre entre os mais rápidos

Um violento acidente na terceira etapa marroquina do Rally TT Estoril / Portimão / Marrakech, obrigou a dupla Helder Oliveira/José Marques que estava aos comandos do Nissan Pathfinder inscrito pela Tecnosport (Nissan Itália), a abandonar esta prova pontuável para a Taça do Mundo de Todo o Terreno, quando ocupava a 5ª posição.

Até então a equipa tinha estado em evidência tendo, inclusivé, ocupado durante bastante tempo a 3ª posição. Em 2009, aos comandos do mesmo Nissan Pathfinder, Helder Oliveira tinha sido 2º classificado – e melhor português – no então Rallye Transibérico.

“Era uma zona muito rápida com uma pista bastante larga pontuada aqui e ali por lombas e valas que exigiam grande concentração. Estavamos bem colocados porque já tinhamos ultrapassado alguns dos carros que tinham ficado à nossa frente na etapa anterior e estavamos a apenas 10 quilómetros do CP2, quando o Nissan saltou numa vala mas não recuperou para a seguinte que apareceu logo à frente, a traseira passou-se e deu três grande cambalhotas até se imobilizar”
, salientou Helder Oliveira que acrescentou: “Ficámos um pouco combalidos e o carro tombado de lado. Passado algum tempo chegou o Miguel Barbosa que nos ajudou a colocar o carro direito e começámos a trabalhar nele. O que estava pior era o radiador e a ventoínha que não funcionava. Quando chegou o camião de assistência conseguimos criar as condições para levar o carro até ao fim, mas não se justificava continuar em prova. Faltou-nos a pontinha de sorte que se quer para estas ocasiões já que, até ali, não tínhamos cometido erros, nem estavamos a forçar demasiado”.