segunda-feira, 3 de maio de 2010
Nuno Matos em Beja para “vingar” azar da última prova e defender vitória de há um ano
Publicado em segunda-feira, maio 03, 2010
- Após ficar a escassos 15 km de fazer história no último Ervideira Rali TT
- Há um ano sagrou-se Campeão Nacional e venceu T2 em Beja
- Percurso competitivo compreende 300 km em linha
Ainda com a inglória desistência no último Ervideira Rali TT bem fresca na memória, ou não tivesse sido consumada a escassos 15 km da meta e quando eram segundos da geral absoluta, Nuno Matos e Filipe Serra estão já de olhos postos no próximo desafio que os espera na capital do Baixo Alentejo: a Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos, quarta prova do Campeonato de Portugal de TT, a disputar nos dias 8 e 9 de Maio. Oportunidade para o actual líder da Taça FIA de Bajas testar algumas afinações na Isuzu D-Max com vista aos próximos compromissos internacionais e, claro, tentar repetir a vitória ali conquistada na última edição, quando também se sagrou Campeão Nacional de T2…
Mesmo não sendo um dos seus palcos favoritos, a verdade é que Nuno Matos tem motivos de sobra para se recordar da capital do Baixo Alentejo e, muito em particular, da Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos. Afinal, foi ali que o piloto de Portalegre festejou consecutivamente a conquista antecipada dos títulos nacional de T8 e T2, respectivamente em 2008 e 2009…
Concentrado, este ano, num objectivo ainda mais ambicioso – é o actual líder isolado da Taça Internacional FIA de Bajas –, Nuno Matos confirmou há poucos dias o regresso a uma prova que nem esteve para fazer parte dos seus planos esta época, numa decisão a que não é alheia a sua surpreendente prestação no recente Ervideira Rali TT.
“Ainda que a Taça FIA de Bajas continue a ser o nosso principal objectivo, entendemos que esta participação seria uma excelente oportunidade para testarmos algumas afinações e a própria resistência da nossa Isuzu D-Max numa prova com exigentes 300 km em linha e onde pretendemos evitar a paragem (a contar para o cronómetro) na zona de assistência”, justifica o piloto do Cetelem | Fedima | Team.
“Apesar de partirmos sem qualquer tipo pressão, é evidente que queremos sair de Beja com um bom resultado ao nível da categoria T2, apostando na vitória que ingloriamente nos escapou em Reguengos de Monsaraz já com a meta à vista”, recorda ainda o portalegrense.
“Apesar de a concorrência ser bastante forte e numerosa, é lógico que gostaríamos de poder repetir o triunfo do ano passado, quando ali festejámos antecipadamente a conquista do título nacional de T2. Em todo o caso, o importante mesmo será sair de Beja com um bom trabalho de afinação na nossa Isuzu D-Max com vista aos próximos compromissos internacionais”, conclui Nuno Matos.
Marcada para os dias 8 e 9 de Maio, a Baja Cidade de Beja/Montes Alentejanos terá este ano algumas novidades importantes no seu figurino. Assim, além de um Prólogo de 6 km a percorrer por duas vezes na tarde sábado, os concorrentes terão ainda pela frente, no domingo, um sector único de 300 km em linha e uma zona de assistência (km 125) em que o tempo gasto será acumulado ao de prova.
À semelhança do que já tinha acontecido no Forum Montijo, o Cetelem | Fedima Team marca agora presença com os seus carros e pilotos na 27ª edição da Ovibeja, a maior feira de actividades económicas do Sul do país e que anualmente é visitada por mais de 300 mil pessoas.