quinta-feira, 4 de março de 2010
Região Centro recebeu 28ª edição do Transportugal
Publicado em quinta-feira, março 04, 2010
Participantes no Transportugal Accenture superaram todas as dificuldades
- Muitas de árvores caídas e alerta laranja da Protecção Civil, forçaram anulação da 2ª etapa
- 500 árvores começaram a ser plantadas perto da aldeia do Piodão
- Uma dezena de Campeões entre os participantes
A 28ª edição do Transportugal Accenture, que contou com mais de 400 participantes em auto, moto e quad, decorreu num fim de semana fustigado pelo mau tempo o que, todavia, não impediu que todos tenham dado por bem empregue a sua presença nesta iniciativa organizada pelo Clube Aventura e realizada sensivelmente um ano após a morte de José Megre, criador deste evento, em 1986.
Tendo como cenário a Região Centro, as cidades de Tomar e Coimbra serviram de ponto de partida e chegada, para as três etapas que compunham o programa.
No primeiro dia, a ligação entre Tomar e Coimbra foi feita pela zona de Ferreira do Zêzere, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Miranda do Corvo tendo, durante uma boa parte da etapa, a Barragem de Castelo de Bode como companhia.
No dia seguinte, e tendo Coimbra como ponto de partida e chegada, a etapa deveria percorrer pistas das serras da Lousã e do Açôr. Todavia, os ventos fortíssimos que se registaram durante a noite, colocaram intransitável uma boa parte do percurso, devido à queda de muitas árvores, algumas de grande porte e também de postes e torres metálicas. Perante este cenário e tendo também em conta o alerta lançado pela Protecção Civil, a organização entendeu, responsavelmente, anular o percurso todo o terreno desta etapa, mantendo todavia a visita à típica aldeia do Piodão, para onde estava agendado o almoço.
Durante a tarde fazia parte do programa envolver os participantes deste passeio todo o terreno numa acção de reflorestação, onde iriam ser plantadas 500 árvores. Devido ao mau tempo e à fracas condições de visibilidade e de segurança, esta acção, desenvolvida em parceria com o Projecto ProNatura, foi simbólicamente iniciada por Ricardo Megre, sendo prosseguida nos dias seguintes.
A derradeira etapa, levou a caravana de regresso a Tomar, passando por Condeixa e atravessando a Serra do Sicó.
Entre os participantes estiveram muitos nomes sonantes dos desportos motorizados em Portugal, com muitos títulos já conquistados. A Miguel Barbosa, Pedro Grancha, Pedro Bianchi Prata, Rodrigo e Duarte Amaral, José Tomaz Megre e António Coimbra (também CEO da Vodafone), cuja participação tem sido frequente, juntaram-se agora nomes como os de António Félix da Costa, Ricardo Bravo, João Aragão Teixeira, Lourenço Rosa e João Pais, o único que optou por participar com um 4x4, enquanto
todos os restantes se dividiram entre as motos e os quad.