sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ullevalseter vence etapa, Hélder Rodrigues mais longe do pódio


A 13ª etapa do Dakar 2010 tinha 368km cronómetrados, com uma zona de dunas na fase inicial à qual se seguiam zonas muito rápidas. Pal-Anders Ullevalseter "respondeu" ao ataque de Francisco Lopez no dia de ontem e hoje venceu a etapa, recuperando assim o 2º lugar e ganhando já alguma vantagem. Ainda assim a luta pela segunda posição está assegurada para a última especial, a realizar no dia de amanhã, pois Francisco Lopez, que foi hoje o 4º classificado na etapa está a "apenas" 4min22s do norueguês.

O líder, Cyril Després, fez hoje um bom tempo terminando no 2º posto, ele que apenas espera que os quilómetros passem até chegar a Buenos Aires para se sagrar campeão do evento.

Marc Coma fez hoje o 3º tempo, mas a penalização que lhe foi atribuída não lhe permite estar acima da 15ª posição da geral. O 5º classificado na etapa foi Alain Duclos, que está na 6ª posição e ainda luta por um lugar no Top 5, já que está a "apenas" 3 minutos de David Frétigné.

Hélder Rodrigues, que prometia atacar, não conseguiu superar os seus 2 adversários, perdendo mais 8min08s para Ullevalseter e mais de 2 minutos e meio para o chileno "Chaleco" Lopez. Deste modo o português da Yamaha terá, muito provavelmente, de se contentar com o 4º lugar, ao não ser que algo aconteça a um dos pilotos à sua frente, pois a diferença para o 3º classificado, Francisco Lopez, é superior a 12 minutos. Ainda assim, caso se confirme a 4ª posição, o piloto português iguala a melhor posição que um piloto nacional já alcançou no Dakar, Carlos Sousa em 2003.

Ruben Faria terminou hoje na 10ª posição e está agora bem perto do 11º classificado na geral, a apenas 58 segundos. Pedro Bianchi Prata foi o 29º e está agora em 30º.

Classificação da Etapa

Classificação Geral

Foto: David Santos Jr/ webventure.com.br