sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Spinelli e Palmeiro chegam a meio do Rally em 8º


Guilherme Spinelli é o melhor brasileiro na competição

O Rally Dakar chegou na metade. Dos 372 pilotos que largaram no último dia 1º, em Buenos Aires, na Argentina, 126 já ficaram pelo caminho até o início da especial de hoje. Dos 24 brasileiros que começaram a prova, apenas seis deram a partida para a sétima etapa. Guilherme Spinelli, da Equipe Mitsubishi Brasil, faz parte deste seleto grupo e ainda é o brasileiro mais bem colocado na competição, ocupando a oitava colocação na classificação geral dos carros. A etapa desta sexta-feira (08/01) saiu de Iquique e retornou a Antofasgasta (Chile) com 600 km de trecho cronometrado e 41 km de deslocamento. A dupla vencedora da sétima especial foi Al Attiayah (CAT) / Gotschalk (ALE), em 5h41min29s. O Mitsubishi Racing Lancer de Spinelli e Palmeiro foi o 12º veículo a passar pela linha de chegada em 6h57min07s, 1h15min38s atrás da dupla vencedora. A liderança da competição permanece com os espanhóis Sainz/Cruz, em 26h21min33s.

A sétima etapa teve 600km de especial com dunas, pedras, trechos off-road, terrenos sinuosos, pistas rápidas, abertas fáceis de se pilotar e outras nem tanto. A especial de hoje teve também estradas cobertas de areias salgadas, que com certeza foram inéditas para a maioria dos participantes.

"É impressionante o que esses carros são capazes de fazer. Os verdadeiros heróis não são os pilotos e os navegadores, são os engenheiros que desenvolveram uma máquina tão resistente, rápida e firme como o Mitsubishi Racing Lancer, que depois de tantos kilometros ainda está inteiro", elogiou o piloto Guilherme Spinelli.

A dobradinha Brasil/Portugal vem dando certo. Se Guiga Spinelli é o melhor brasileiro na competição, Filipe Palmeiro é o segundo melhor português nos carros, atrás apenas de Carlos Souza, também da Equipe JMB Stradale. Na sétima colocação na geral, o português Carlos Souza teve problemas nesta especial. O seu compatriota ao lado de Spinelli pararam para ajudá-lo.

"Paramos no meio da estrada para ajudar o Carlos e o Mattias. Fiz um reparo no freio para que eles pudessem seguir o Rally e continuar brigando por boas colocações"
, explicou o navegor Palmeiro.

O Mitsubishi Racing Lancer do argentino Orlando Terranova e do francês Pascal Maimon completou a etapa na sétima posição, a 33min08s do líder. As outras duplas da Equipe JMB Stradale também ficaram entre os 20 primeiros. Em nono lugar, vieram os franceses Nicolas Misslin/Jean Polato, a 47min26s da dupla vencedora. Os portugueses Miguel Barbosa/Miguel Ramalho fizeram 7h03min35s, em 13º lugar. Depois veio Carlos Souza (POR)/Mattias Baumel (FRA), em 17º.

"Chegamos na metade da campetição, mas isso não quer dizer muita coisa, ainda não ganhamos nada. Temos que manter essa tocada firme, evitando os riscos o máximo possível", completou Spinelli.

Amanhã (09/01) os competidores terão o merecido dia de descanso. Quer dizer descanso para pilotos e navegadores porque para os mecânicos e engenheiros será um dia de muito trabalho.

"Para nós será um dia para se alimentar melhor e descansar, mas sem esquecer que estamos participando do maior Rally do mundo. Ou seja nada de relaxar demais. Para os mecânicos será um dia bastante puxado pois eles trabalharão dia e noite para deixar os veículos novinhos em folha para a próxima etapa", explicou o navegador Filipe Palmeiro.

CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS CARROS NO RALLY DAKAR 2010
1) Sainz/Cruz (ESP) - 26h21min33s
2) Al Attiayah (CAT) e Gotschalk (ALE) - 26h32min26s
3) Mark Miller (EUA)/ Ralph Pitchford (ZAF) - 26h43min29s
8) Guilherme Spinelli (BRA)/Filipe Palmeiro(POR) - 29h44min58s

RESULTADOS DA 7ª ESPECIAL
1) Al Attiayah (CAT) e Gotschalk (ALE) - 5h41min29s
2) Stéphane Peterhansel/Jean Paul Cottret (FRA) - 5h44min58s
3) Sainz/Cruz (ESP) - 5h45min50s
12) Guilherme Spinelli (BRA)/Filipe Palmeiro(POR) - 6h57min07s

Foto: DPPI