domingo, 3 de janeiro de 2010
Saída de estrada condiciona prestação de Miguel Barbosa
Publicado em domingo, janeiro 03, 2010
Foi 16º na Etapa, é 15º da Geral
A segunda etapa do Dakar 2010 Argentina Chile foi particularmente difícil com as condições atmosféricas adversas a dificultarem a tarefa de todos os pilotos. Motivo pelo qual o horário de partida chegou mesmo a ser alterado. Miguel Barbosa e Miguel Ramalho aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer MPR-13 da JMB Stradale Off Road terminaram o dia no 16º posto depois de protagonizarem uma saída de estrada que só os permitiu regressar à competição, graças à ajuda do público. Ainda assim, ocupam o 15º lugar da classificação geral. Nasser Al-Attiyah foi o vencedor do dia e comanda agora a prova.
A chuva e o nevoeiro foram as principais causas da saída de estrada de Miguel Barbosa que ao quilómetro 50 impunha um ritmo extremamente elevado e ocupava a 14ª posição da classificação, colado a Carlos Sousa: “Foi uma classificativa muito longa e difícil sempre debaixo de chuva intensa. O nevoeiro dificultava a visibilidade e muito por causa disso acabámos por ter uma ligeira saída quando nos preparávamos para entrar numa ponte. Acabámos por ficar pendurados e sem marcha atrás. Não fosse a ajuda do público e teríamos sérias dificuldades em regressar à prova”, explicou.
Apesar do incidente e do muito tempo perdido, a dupla Tricampeã Nacional de Todo-o-terreno terminou a etapa e recuperou uma posição à geral, ocupando agora o 15º lugar. “Vamos ver quais serão as condições amanhã e se vamos estar em posição de atacar. A nossa adaptação ao carro está a correr muito bem. Há medida que vou fazendo mais quilómetros sinto-me mais confiante e isso é sem dúvida uma mais-valia”.
O dia de hoje foi muito peculiar e repleto de incidentes aos quais Miguel Barbosa não saiu incólume, de qualquer das formas, o piloto português mantém a ambição de conseguir um lugar no top 10: “Estas duas etapas foram apenas um ‘aperitivo’ para o resto que aí se avizinha. Tudo pode acontecer e acreditamos seriamente que vamos alcançar os nossos objectivos”, concluiu.
Classificação na Etapa 2:
1º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen com 4h01m55s
2º Chicherit/Thoerner – BMW a 1m08s
3º Neves/Maestrelli - Volkswagen a 2m01s
….
16º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 13m24s
Classificação Após Etapa 2:
1º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen com 6h16m39s
2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 1m19s
3º Peterhansel/Cottret a 2m30s
….
15º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 22m02s