
O francês Stephane Peterhansel venceu hoje pela 55ª vez uma etapa num Dakar. Peterhansel triunfou na 13ª etapa, contudo dificilmente haverá alterações na sua posição pois as diferenças para os pilotos à sua frente e atrás são já bastante grandes. O piloto do BMW X3 CC manteve assim o seu 4º lugar.
Nasser Al-Attiyah continua na luta com o seu colega de equipa, Carlos Sainz, e hoje o piloto do Qatar ganhou 2 minutos e 32 segundos ao espanhol, colocando assim tudo em aberto para a derradeira etapa. Al-Attiyah foi o segundo classificado na etapa, posição que ocupa também an classificação geral, agora com um atraso de "apenas" 2min48s. Amanhã a etapa ainda tem 206km cronómetrados e por isso o espanhol Carlos Sainz, que foi hoje o 4º na etapa, não se pode "descuidar" se quiser alcançar a sua primeira vitória no Dakar. Um coisa é quase certa: A Volkswagen prepara-se para alcançar o segundo triunfo na competição, ficando como a única marca vencedora no continente Sul-Americano e muito provavelmente com 3 carros nas 3 primeiras posições, que revelam o domínio da marca de Wolfsburg.
Guerlain Chicherit foi o 3º classificado na etapa, aumentando assim a sua vantagem para o português Carlos Sousa na classificação geral, estando agora com uma margem de 23min50s. Mark Miller fechou o top 5 da etapa e continua tranquilamente no último degrau do pódio.
Carlos Sousa voltou a ser o melhor representante das cores nacionais, com um 10º lugar na etapa, ao passo que Miguel Barbosa foi o 14º e Leal dos Santos o 16º. Na geral tudo se mantém para os pilotos Lusos.
Classificação da Etapa
Classificação Geral
Foto: X-Raid