sábado, 16 de janeiro de 2010

Miguel Barbosa termina Dakar no 12º lugar


E vence a etapa de hoje entre os pilotos portugueses

A derradeira etapa do Dakar 2010 Argentina Chile decorreu hoje com um sector selectivo de 206 quilómetros que estabeleceu ligação entre San Rafael e Buenos Aires na Argentina. Miguel Barbosa, tricampeão nacional de todo-o-terreno terminou a etapa no 12º posto, o melhor resultado entre a comitiva portuguesa nos carros, e garantiu a sua melhor classificação de sempre na prova com o 12º lugar da geral.

A satisfação de Miguel Barbosa/Miguel Ramalho era notória: “Estamos muito satisfeitos com o resultado final, tendo em conta que esta é apenas a nossa terceira participação na prova, e a primeira em solo sul-americano. Ambicionávamos o top 10, é uma realidade, mas fomos confrontados com tantas adversidades que rapidamente percebemos que seria uma meta muito complicada”, começou por explicar o piloto português.

Miguel Barbosa foi no entanto sempre um piloto bastante regular ao longo de toda a prova, o mesmo viria a acontecer na etapa de hoje: “A regularidade é um factor importante numa prova como esta, mas nem sempre é possível. Hoje, e tal como ontem, não havia razão para correr riscos, até porque o troço era extremamente rápido e o mínimo deslize poderia ser fatal. Andar depressa não nos iria fazer ganhar posições, por isso preferimos ser cautelosos. Chegamos ao final com o sentimento de dever cumprido. Demos sempre o nosso melhor e terminar a prova já foi uma meta alcançada, pois a quantidade de pilotos que foram ficando pelo caminho foi enorme. E o 12º lugar foi o resultado possível dadas as circunstâncias”, continuou.

Aos comandos do Mitsubishi Racing Lancer da JMB Stradale Barbosa conseguiu mais um feito na sua carreira desportiva: “Este resultado, que supera os anteriormente conseguidos nesta prova, só foi possível com o apoio dos meus patrocinadores que viabilizaram todo este projecto. Para eles um obrigado especial por mais uma vez apostarem na minha carreira desportiva. Espero estar para o ano novamente à partida desta prova”, concluiu o piloto português.

Classificação na Etapa 14:
1º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen com 1h19m42s
2º Sainz/Cruz – Volkswagen a 36s
3º Chicherit/Thoerner - BMW a 43s
….
12º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 5m05s

Classificação Final do Dakar 2010:
1º Sainz/Cruz – Volkswagen com 47h10m00s
2º Al-attiyah/Gottschalk – Volkswagen a 2m12s
3º Miller/Pitchford – Volkswagen a 32m51s
….
12º Barbosa/Ramalho – Mitsubishi a 7h21m23s