sábado, 9 de janeiro de 2010

Marc Coma penalizado, Hélder Rodrigues em 2º


O piloto Espanhol Marc Coma, que tripula uma KTM da equipa oficial, sofreu hoje uma penalização de 6 horas devido ao facto de ter trocado o pneu traseiro da sua moto em plena 7ª especial, o que é proibido pelo regulamento. Desta forma o piloto irá descer a 24º da geral e fazer subir um lugar todos os que o precediam até esta posição, sendo um dos mais beneficiados Helder Rodrigues que passa de terceiro para segundo lugar. O piloto da Yamaha 450cc assume assim a melhor classificação de sempre de um Português no Dakar, e fica posicionado a 1h20m08s do lider Cyril Despres.

Depois de conhecer a decisão Marc Coma disse sentir-me muito triste com o acontecimento, e voltou a afirmar que não trocou nenhum pneu em prova. O piloto comentou que: "Isto é uma injustiça, porque até ao momento não se conseguiu provar absolutamente nada." Visivelmente afectado, o piloto e vencedor da etapa em 2006 disse ainda que: "Animicamente estou muito mal. Nem sei se amanhã terei energia para montar a moto e partir".

Segundo as declarações de um elemento da organização, a decisão foi baseada em imagens do google que mostram o piloto parado atrás de uma casa, e uma foto do final da etapa em alta definição do pneu que mostra claramente que o pneu não rodou toda a especial.


Esta situação foi despoletada por Cyril Despres que no final da especial acusou Marc Coma de fazer batota. O Francês visivelmente zangado, que "Vi que o pneu era novo."

Fonte: todoterreno.pt

Foto: KTM