
Naquela que foi a primeira etapa 100% no Chile desta 32ª edição do Dakar, o piloto local Francisco López (Aprilia), triunfou num dia com mais problemas para alguns pilotos da frente ... Com um tempo de 5h52'40 "Chaleco" López aproveitou os problemas de Marc Coma (KTM), que vinha a liderar a etapa mas que voltou a ter problemas na sua KTM, de facto a sorte não está com Marc Coma. Cyril Després fez mais uma boa etapa, sem arriscar demasiado pois está na frente da corrida com alguma vantagem face aos seus adversários, o francês cedeu 01min30s a Francisco López que é agora o 2º classificado.
Quem voltou aos lugares cimeiros foi David Frétigné que, depois do atraso na 3ª etapa, conseguiu hoje um bom 3º lugar.
Mais uma vez, em excelente nível estiveram hoje os portugueses e Ruben Faria teve hoje uma etapa livre de problemas e assim o aguadeiro de Cyril Després aproveitou para carimbar um excelente 4º lugar. Ainda assim o piloto do Team Red Bull está bastante atrasado na classificação geral a quase 2 horas e 44 minutos do seu colega de equipa.
A fechar o top 5 terminou Paul-Anders Ullevalsetter, que deu hoje um ar de sua graça, ele que nesta edição ainda não tinha conseguido melhor que o 10º lugar alcançado nas etapas 3 e 4. Na geral, o norueguês deverá subir para o 5º lugar.
Hélder Rodrigues continua a fazer a sua prova, ainda não teve problemas e hoje continuou a mostrar o seu bom andamento. O piloto ficou na sexta posição a 21min46s de Francisco Lopés. Na geral, o português foi passado pelo chileno, contudo beneficiou da desistência de David Casteu, que teve uma queda bastante aparatosa, e mantém assim a 3ª posição.
Paulo Gonçalves voltou a estar em bom nível, ele que tem vindo a recuperar algumas posições, depois do atraso sofrido logo na 2ª etapa. Gonçalves foi hoje o 7º classificado e deverá subir para o 8º lugar na classificação geral.
Quanto a Pedro Bianchi Prata, vinha ao Km 402 a fazer o 29º tempo e Fernando Sousa passou no Km 244 na 95ª posição.
Classificação Geral
Foto: www.marathonrally.com