domingo, 3 de janeiro de 2010

Elisabete Jacinto vai lutar pela vitória


Piloto portuguesa tem sido a mais rápida entre os camiões

Cumprida a primeira semana do Africa Eco Race o dia de hoje, em Agadir, foi de descanso para a caravana desta grande maratona africana. Elisabete Jacinto, que participa aos comandos do MAN TGS é o único representante luso na competição que termina dia 10 no Lac Rose, em Dakar. Apesar de ocupar uma excelente 2ª posição, a piloto do Team Oleoban Man Portugal tem demonstrado potencial para lutar pela vitória e Elisabete Jacinto assume que é esse o seu objectivo.

“Por uma questão de calendário este dia de descanso surge bastante antes do meio da corrida, pelo que temos uma dura tarefa pela frente antes de podermos ter a enorme alegria de voltar a percorrer as pistas do Lac Rose e atingir Dakar. As quatro etapas que já disputei deram-me um enorme prazer. O René Metge está de parabéns, porque preparou umas especiais magníficas, que nalguns casos me surpreenderam, eu que julgava que já conhecia praticamente tudo de Marrocos. Por outro lado, o facto de estar entre os primeiros e não apanhar o terreno todo desfeito é completamente diferente para melhor, pese o facto de isso exigir muito mais do navegador, mas o Álvaro tem sido excelente. Desportivamente começámos bem, vencemos a primeira etapa, estivémos no comando e mantivémos sempre uma luta muito animada com a equipa hungara do Scania, que agora está na frente. Nas duas derradeiras etapas fomos surpreendidos, pela explosão de um pneu, o que é muito diferente de um furo e nos fez perder muito tempo, mas a situação mais complicada, porque tem a ver com electrónica, aconteceu ontém e derivou de uma avaria na bomba de alta pressão e nas válvulas do Common Rail. A etapa estava a correr-nos muito bem, imprimimos sempre um ritmo muito forte, mas seguro e estava confiante de que iríamos passar para o comando, quando fomos obrigados a parar a 20 kms do final. São situações de corrida, que estou certa iremos superar e vou continuar a lutar por vencer etapas e terminar a corrida com uma vitória” salienta Elisabete Jacinto.

Amanhã a caravana sai de Agadir rumo a Greid Lareich, no sul de Marrocos, país que com esta etapa se despede do Africa Eco Race. Serão 304 quilómetros de sector selectivo, disputados ao cronómetro.

Classificação Geral após 4 etapas:

Auto:
1ºSchlesser/Debron (Buggy Schlesser), 14h51m37s; 2º Lethier/Lurquin (Buggy Schlesser), a 5m15s.
Camiões: 1ºKovacs/Czegledi/Toth (Scania), 17h27m59s; 2º Elisabete/Velhinho/Cochinho (MAN), a 22m50s.