
A décima primeira etapa do Rally Dakar 2010 realizou-se entre as cidades de Santiago do Chile e San Juan, já na Argentina, num percurso cronometrado de 220 km e 214 Km de ligações, fazendo um total de 434 km.
A etapa de hoje previa-se bastante complicada, já que a especial incluía percursos de altos e baixos, entre as montanhas do Chile e a planície da Argentina. Foi na região conhecida como Paso dos Libertadores, situada na cordilheira dos Andes, que os concorrentes atravessaram a fronteira entre os países anfitriões, a uma altitude de 3500 metros.
Os primeiros 50 quilómetros do contra-relógio, foram os mais difíceis para as máquinas, enfrentando as verdadeiras terras altas do Chile. Assim, foi interessante notar o trabalho prévio dos mecânicos, postos à prova, pois foi necessário compensar a menor potência das motas num cenário como este.
Seguiram-se quase 100 quilómetros de um percurso estreito e ventoso a 2000 metros de altitude, antes de descer para a planície argentina, já numa segunda fase da etapa.
O piloto BP Ultimate, Pedro Bianchi Prata levou a sua BMW G450X ao 22º lugar na etapa, subindo para o 33º lugar da geral.
“foi uma etapa de muita navegação…passei muitos pilotos…e apanhei muito pó. Passamos lugares lindíssimos….tivemos muito frio a mais de 4000 metros e andamos perto de neve….mas agora no final da etapa apanhamos 60 km dentro de um rio seco, com mais de 35 graus…muito calor, mas isto é o Dakar…todos os dias novas dificuldades… e amanhã há mais”, declarou o piloto Vodafone Pedro Bianchi Prata .
A 12ª etapa da equipa Bianchi Prata / Vodafone, patrocinada pela Castrol, será amanhã, dia 14, ligando as cidades de San Juan e San Rafael, com um total de 796 km, dos quais 476 km cronometrados.