quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ambição de ir mais longe


O mais bem sucedido motard luso de todos os tempos na mais mítica maratona do todo-o-terreno mundial está apostado em ir ainda mais longe. Depois do quinto lugar alcançado nas duas últimas edições do Dakar, Hélder Rodrigues parte para a América do Sul com a motivação em alta!

Com uma carreira recheada de sucessos, Hélder Rodrigues tem bons motivos para sorrir numa altura em que se iniciou já a contagem decrescente para a edição de 2010 do Rali Dakar Argentina-Chile. À experiência de três participações bem sucedidas, o piloto de Almargem do Bispo soma um reforço nas condições técnicas e um claro aperfeiçoamento do seu sistema de treino. Uma fórmula que é sem dúvida um bom prenúncio para a aventura que se aproxima.

Nono classificado na sua estreia no Dakar em 2006 e quinto nas duas últimas edições, Hélder Rodrigues é no momento da partida o espelho da confiança num projecto desportivo sólido; “Posso afirmar que me sinto preparado como nunca me senti antes para enfrentar este desafio. Além do factor experiência, que é obviamente determinante, chego a Buenos Aires depois de uma época competitiva extremamente intensa. Participei e fui bem sucedido em várias etapas do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno - na Tunísia, Sardenha e Faraós - e estou também muito à vontade com a moto, cuja fiabilidade e performance estão mais do que testadas.”.

Vestindo as cores da Red Bull e TMN, Hélder Rodrigues alinha neste Dakar 2010 aos comandos de uma Yamaha WR 450; “Esta é uma moto que me dá muita confiança, depois de duas participações. É competitiva e fiável e além disso tem uma forte incorporação de preparação portuguesa - o projecto foi gerido pela Migtec - facto que é também um motivo de orgulho.”.

Quanto a objectivos, Rodrigues não esconde as suas ambições; “Sei que tenho neste momento todas as condições para poder sonhar com voos mais altos no Dakar. Fui quinto por duas vezes e no ano passado fiquei a poucos minutos do quarto lugar. O pódio é sem dúvida o meu grande objectivo e por isso não escondo que quero fazer história e dar a Portugal um resultado nunca antes alcançado.”.

Arrancando no dia 1 de Janeiro, a edição de 2010 do Dakar irá percorrer um total de 9000 quilómetros ao longo de 17 dias. As 14 etapas da competição, que tem partida e chegada a Buenos Aires, fazem um périplo extremamente variado através da Argentina e Chile. Entre a planície, a Alta Montanha e o deserto - com especial destaque para o Atacama - os percursos prometem uma exigência máxima. Hélder Rodrigues encara toda esta dureza com “mais tranquilidade. No ano passado tudo foi novidade com a passagem de África para a América do Sul. Agora já sabemos ao que vamos e inclusivamente a moto vai muito mais bem preparada.”.

Fonte: todoterreno.pt