domingo, 8 de novembro de 2009

RF Competição sagra-se vice-campeã nacional de T8 em Portalegre


A RF Competição sagrou-se vice-campeã de todo-o-terreno na categoria T8, com a dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro a fazer mais um excelente resultado na 23.ª Baja Portalegre 500 com a sua Nissan Navara. Luís Carvalho e Pedro Cação conseguiram o terceiro lugar no Evento Nacional, e Ricardo e Manuel Porém terminaram a prova como vencedores da categoria Promoção A.

A prova, que já faz parte da tradição da competição automóvel nacional, realizou-se entre 29 e 31 de Outubro, e contou com mais de centena e meia de participantes, entre autos, motos, quads e buggies. Cada dia da competição correspondia a uma etapa, pontuada de forma independente.

No balanço da época oficial de todo-o-terreno de 2009, Nelson Falardo e Rui Ferreirinho, responsáveis pela RF Competição, fazem um balanço muito positivo, salientando “o excelente espírito de equipa, que foi crescendo sempre, ao longo da época”. “Todos lutámos sempre por objectivos comuns, bons resultados e boas provas” refere Nelson Falardo, e acrescenta que “às tantas, cada piloto torcia por outro, e todos por todos, o que criou um ambiente espectacular que nós, felizmente, tivemos a sorte de levar para todas as corridas”.

No primeiro dia de prova, sexta-feira, decorreu a Super Especial e um sector selectivo, com um total de 127 quilómetros. A dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro, ao volante da Nissan Navara, classificou-se em nono lugar, enquanto Luís Carvalho e Pedro Cação, com o Nissan Patrol, conquistaram a sétima posição. Ricardo e Manuel Porém terminaram esta primeira etapa como primeiro UMM da competição.

Sábado, dia 31 de Outubro, foi o dia mais duro da prova, com dois sectores selectivos de 383 quilómetros, muito calor e muito pó. Apesar dos percalços, a transmissão partida da Nissan Navara e a avaria na caixa de velocidades do Nissan Patrol, ambas as equipas tiveram uma recuperação muito significativa, afirmando a qualidade de toda a equipa na mítica Baja de Portalegre.

Na confirmação do vice-campeonato, Paulo Rui Ferreira mostrou grande satisfação, e referiu que “foi um ano cheio de desafios e surpresas, em que tudo correu da melhor forma, só possível com o empenho de todos, meu, do Jorge (Monteiro) e da RF Competição”. “Disse várias vezes, ao longo do campeonato, que todos os dias tinha o prazer de conduzir um carro novo, e isso só foi possível graças ao profissionalismo dos nossos preparadores, que este ano provaram que estão ao lado das melhores equipas”, salientou o piloto.

Luís Carvalho, que consegue um pódio na corrida que assinalou os seus 20 anos como piloto, explicou que “a Baja de Portalegre tem um significado muito especial, ainda para mais nesta fase de consolidação da parceria com a RF Competição”, e acrescenta que “os resultados que obtivemos e a confiança na equipa de preparadores que me acompanha, deixa-me cheio de vontade de entrar em 2010 para marcar pontos no todo-o-terreno nacional”.

Nelson Falardo destaca ainda a boa prestação de Ricardo Porém, e refere que “quanto ao Ricardo, acho que a Baja de Portalegre foi a prova do que eu sempre acreditei: ele é um piloto. Tem a força e o ímpeto próprio da idade, mas uma leitura do terreno notável e uma grande capacidade de ser racional e arriscar em simultâneo”.

O jovem piloto, de 20 anos, levou o UMM até ao fim da prova e conquistou o primeiro lugar na categoria Promoção A. Quanto à dupla que estreou com o seu irmão, Manuel Porém, Ricardo Porém refere que “embora esta tenha sido a sua primeira grande experiência como navegador, o Manuel habitou-se com muita facilidade à leitura do road book e, sinceramente, foi uma excelente mais-valia e um grande orgulho tê-lo do meu lado nesta vitória”.

Dois Carros marcam a participação da RF Competição nas 24 Horas de Fronteira

A época oficial do todo-o-terreno terminou em Portalegre, mas a RF Competição prepara já a participação naquela que é uma das provas mais emblemáticas da competição automóvel em Portugal, as 24 Horas TT Vodafone - Vila de Fronteira.

A prova, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal, realiza-se nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 2009, no Terródromo da Vila de Fronteira, um troço de 17 quilómetros. Este ano a principal novidade será a possibilidade de transportar um navegador, com o objectivo de abrir e apresentar a prova e novas pessoas, e de servir até de cartão-de-visita para potenciais relações comerciais.

Os carros e equipas a preparar pela RF Competição serão uma Nissan Navara, pilotada por Mário Duarte, Sérgio Brites, José Outeiro e Cesário Santos, e um Nissan Terrano II com João Olaio, Carlos Fonseca, Bruno Cortinhas e Alexandrino Dinis ao volante.