domingo, 22 de novembro de 2009

Carlos Sousa deverá trocar o Africa Race pelo Dakar


Desde há algumas semanas que circulam noticias de que Carlos Sousa poderia eventualmente participar no Dakar 2010, ao invés do que previsto, uma vez que quer o piloto quer a organização do Africa Race já haviam anunciado oficialmente a sua participação no evento que irá arrancar de Portimão no final do ano. No entanto o apelo pelo Dakar foi mais forte, e o piloto acabou por aceitar o convite que lhe foi feito e irá assim estar presente na partida do Dakar em Buenos Aires.

Segundo as mais recentes notícias, o piloto deverá utilizar um Racing Lancer equipado com o motor a gasolina , uma modificação que já havia sido anunciada para as provas do CPTT mas que apenas agora será efectuda. A ida ao Dakar acaba por ser compreendida com a falta de meios que a JMB Stradale teria para suportar a participação em dois eventos em simultâneo, e como a equipa de Nicolas Misslin já se havia decidido pelo Dakar, Carlos Sousa iria sem viatura para participar no Africa Race, o que obrigava a procurar soluções noutras equipas, talvez com carros menos competitivos.

Sousa entretanto também lamentou o facto de estar incluido numa lista "negra" como lhe apelidou, que é composta por um grupo de pilotos que caso participem em provas onde estejam as representadas oficialmente as 3 grandes - Volkswagen, BMW e Mitsubishi -, verão os seus carros equipados com um restritou de potência que " rouba" 60 cv ao motor, e terão ainda que usar caixas de velocidades de apenas 5 relações, significando isto que este grupo de pilotos estará sempre em desvantagem face ás equipas oficiais e em condições normais, e nunca estarão em condições de lutar pelos melhores lugares da classificação. Por esta razão, Carlos Sousa já contactou a organização do Dakar, pois á 2 anos que não tem qualquer contrato com equipas oficiais, e por isso crê que não é justa a sua inclusão nesta lista, tanto mais que aparentemente é o único piloto que está sujeito a esta regra.

Espera-se então que Carlos Sousa anuncie oficialmente a sua participação no Dakar nos próximos dias para que tudo seja confirmado. Por outro lado, não se sabe ainda qual a reacção da organização do Africa Race, que vê assim fugir um dos nomes sonantes e que há muito que foi anunciado como uma das presenças mais mediáticas. Será então também de esperar por algum tipo de reacção desta organização.

Fonte: Todoterreno.pt