terça-feira, 6 de outubro de 2009

Herrador vence em Jaén


A localidade Espanhola de Jaén acolheu a penúltima prova do CERTT, o Rally Todo Terreno Comarca del Condado. Quase 30 equipas estiveram presentes á partida da Super Especial que serviria para atribuir as posições de saída para a pista no domigo. Os sete quilómetros do prólogo foram percorridos duas vezes, contando o tempo da melhor das duas passagens. Francesc Termens e Alberto Pascual foram a equipa que levou menos tempo, e por isso ficaram encarregados de abrir a pista no domingo de manhã.

O prólogo não foi uma caminho de rosas para todos, Jaime Ballega e José A. López capotaram e com isso foram obrigados a abandonar. José Luís Franco e José Fco. Franco tiveram sorte parecida, e embora tenham conseguido terminar o prólogo, já não sairam para a pista no dia seguinte.

A etapa de domingo previa 3 passagens por um troço de 47kms. Este troço surpreendeu algumas equipas, já que os grandes saltos e regos de água e das rodas dificultaram muito a condução. A primeira vítima do traçado foi o Mitsubishi de Francesc Termens e Alberto Pascual que ficou preso numa vala e foram obrigados por isso a abandonar. Euroza e Urroz tambem disseram adeus á corrida ainda no primeiro sector. José Recuenco acabou assim por vencer o primeiro sector com 36 segundos de vantagem sobre os irmãos. A 1:38 ficou o BMW X5 de Javier Herrador, seguido da Nissan Navara de Jesús Cámara e da Isuzu de Manolo Plaza.

Depois na muito necessária paragem no parque de assistências, foi dada a partida para a segunda passagem pelo troço. A luta entre os pilotos da liderança mudou um pouco, ao entrar no "top five" Jose Zaragoza e o líder do campeonato Jaume Collelldevall. Mas o tempo acumulado não foi suficiente para retirar o primeiro lugar a Recuenco, muito embora Herrador, vencedor do segundo sector, tenha recuperado muito tempo e estivesse a apenas 40 segundos.

No terceiro e último sector do dia, Herrador voltou a ser o mair rápido, na frente de Collelldevall e Recuenco que perdía 1′34″ e cedeu assim o primeiro posto ao almeriense.


A classificação final dos primeiros 5 ficou ordenada da seguinte forma:

1º Herrador – Vico (BMW X5)
2º recuenco – Alijas (Mitsubishi L-200) a 54″
3º Tello – Berlanga (Mitsubishi Montero EVO V6) a 4′58″
4º Piñon – Covarrubias (Nissan Patrol GR) a 5′29″
5º Collelldevall – Oller (Mitsubishi Montero) a 5′37″

Também o CERTT terá na 23ª Baja BP Ultimate Portalegre, a sua última prova, vindo desta forma as equipas espanholas até Portugal disputar os muito necessários pontos para o seu campeonato, uma vez que ainda não há títulos atribuidos.

Foto Promyges - Rockstar Energy Drink
Fonte: todoterreno.pt