quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Hélder Rodrigues em grande forma no Rali dos Faraós


Cumprido que está metade do Rali dos Faraós, Hélder Rodrigues encontra-se a discutir a liderança da classe 450, apesar de uma queda forte na 3ª etapa que quase o obrigou a desistir.

Com etapas longas e muito rápidas, Hélder Rodrigues viu-se forçado a imprimir um ritmo bastante alto, assumindo alguns riscos para compensar a falta de potência da sua moto de 450cc para as com 600cc que lideram a classificação geral. Numa zona de dunas, uma falha de sinalização no road book, originaram uma queda a alta velocidade que por sorte não tiveram consequências mais graves para o piloto lisboeta já que caiu de uma altura de alguns metros. Apesar de algumas sequelas que quase o impediam de continuar a etapa, o piloto da Yamaha ainda pode voltar à competição, acabando o dia em 3º da classe e 6º da geral.

Hoje, na 4ª etapa, Hélder Rodrigues, ainda com algumas dores, voltou a imprimir um andamento forte, conquistando o 2º lugar da classe, e terminando a 12:03 de Paolo Ceci em Aprilia 450 na classificação final.

Para o piloto apoiado pela Red Bull, TMN e Yamaha “foi um dia especial pois ontem podia ter de desistir. Tive um acidente muito violento e só por sorte não parti nada. Tive bastantes dores num dedo e costas mas felizmente deu para continuar e imprimir o meu ritmo”.

Quanto à estreia nesta prova e primeiro contacto com a nova moto da Yamaha, o piloto português considera ser: “ uma prova muito interessante mas, apesar de estar a gostar muito da minha mota, estes troços são muito rápidos e obviamente não consigo ter a velocidade de ponta de uma 600cc o que me obriga a andar mais nos limites. No entanto, temos aqui uma excelente base para o futuro e, como ainda falta muitas etapas, penso que poderemos alcançar o Ceci e vencer pelo menos na classe”.

A liderar a prova, Cyril Despres em KTM 690 mantém uma luta acesa com Luca Manca também em KTM 660 Rally, prevendo-se uma luta interessante até ao final da prova.

Para amanhã está prevista a etapa mais curta de “apenas” 387kms entre Baharija e Sitra, faltando, após o término desta, mais duas etapas.

Mais informação em http//:www.rallyedespharaons.it