domingo, 19 de julho de 2009

Peterhansel estreia-se com o novo carro


A equipa X-raid Team irá participar com 5 carros na Baja Espanha Aragon 2009, terceiro evento do FIA International Cup for Cross-Country Bajas, que será disputado na região de Aragão, no noroeste de Espanha de 24 a 26 de Julho. A equipa conquistou recentemente o campeonato FIA de Ralis de Todo o terreno, o que aconteceu pela terceira vez. Os recém coroados campeões, Guerlain Chicherit e Tina Thorner irã ter a companhia dos mais recentes elementos da equipa dos BMW X3 CCs , Stéphane Peterhansel e Joan ‘Nani’ Roma, e ainda dos carros da Yser Racing Team , oriunda de Portugal.

Peterhansel e o seu co-piloto Jean-Paul Cottret assinaram pela X-raid Team depois do Transiberico Rally e antes da recente sessão de testes realizada na região de Erfoud em Marrocos. Eles irão fazer a sua estreia em competição com o BMW na exigentes etapas da Baja Espanha, que serão certamente quentes e poeirentas, uma vez que estamos a meio do Verão.

Esta dupla é uma das mais bem sucedidas no história dos ralis de todo o terreno FIA Cross-Country e ganhou o evento espanhol com um Mitsubishi de fábrica em 2007. A mudança para a X-Raid volta a colocar o piloto Francês a trabalhar na companhia do piloto Catalão Joan ‘Nani’ Roma, que também tinha entrado para a equipa de Sven Quandt pouco antes do recente Rali Transiberico e que também participou nos testes em Marrocos.

Roma já ganhou a Baja Espanha de moto por quatro vezes, e venceu o evento em automóvel com o falecido Henri Magne em 2005. Agora faz equipa com o experience co-piloto Francês Michel Périn pela segunda vez em Zaragoza. Perin já venceu o evento em três ocaisões (1993, 1995 e 1997) com Pierre Lartigue.

As duas novas duplas irão utilizar a participação na Baja Espanha, para ganharem o máximo de experiência possível com a equipa X-Raid. "Eu lembro-me o quão especial foi vencer a Baja Espanha pela primeira vez com um carro e gostaria de experimentar esse sentimento novamente com a X-Raid." admitiu Roma. "Participei numa corrida com esta equipa pela primeira vez no Transibérico e fiquei impressionado pelo comportamento e força do carro. Os testes recentes foram também muito uteis e espero ansiosamente pela minha primeira vitória com a equipa."

Chicherit, Peterhansel e Roma irão tentar dar a terceira vitória á X-raid na Baja Espanha pela terceira vez no espaço de sete anos - Luc Alphand venceu o evento em 2003 com um BMW X5, e Nasser Saleh Al-Attiyah triunfou no ano passado, acompanhado de Tina Thörner no seu caminho para o titulo de campeão FIA de Bajas.

"Temos uma equipa forte e o objectivo, claro, é vencer a corrida. Mas queremos também que Nani e Peterhansel continuem a ganhar experiência com o carro" disse Sven Quandt. "Estivemos fora oito dias, a testar em Marrocos recentemente e os nossos pilotos conduziram ao longo de quase 3000kms na totalidade, com Guerlain a juntar-se aos nossos dois novos pilotos já no final da sessão. O resultado foi de que pudemos perceber que ainda temos trabalho a fazer em várias áreas para colocar o carro no nível de performance e fiabilidade que queremos. A Baja Espanha servir-nos-á para continuarmos este programa. Não será fácil vencer este evento. São vários os bons pilotos na lista de participantes e as etapas são muito exigentes."

Filipe Campos e Jaime Baptista terminaram em terceiro na Baja Espanha do ano passado, atrás de Al-Attiyah e Roma, e lideram a dupla de carros da Yser Rally Team, que ainda inclui a segunda formação totalmente portuguesa, composta por Bernardo Moniz da Maia e Joana Sotto-Mayor. Campos foi um dos líderes do recente Rali Transiberico , no qual Moniz da Maia obteve o melhor resultado da sua carreira com um terceiro lugar na geral ao volante do seu BMW X3 CC.

"A Yser Racing Team tem alcançado bons resultados no campeonato Português" disse Quandt. "Filipe liderou o Rali Transibérico durante várias etapas, e mostrou um grande potencial. Depois, Bernardo terminou em terceiro, o que serviu para melhor demonstrar a nossa evolução ao longo das últimas temporadas"

(...)

Fonte: www.todoterreno.pt