segunda-feira, 22 de junho de 2009

RF Competição conquista terceiro lugar no Rali Transibérico

Equipa garantiu participação única da região de Leiria na prova ibérica

A RF competição e a dupla Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro conquistaram o terceiro lugar na categoria T8 no Rali Transibérico, que decorreu em Portugal e Espanha, entre 17 e 21 de Junho. A equipa garantiu uma participação única da região de Leiria nesta prova, que conta para a Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-o-Terreno 2009, para o Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-terreno e para o Troféu Ibérico de Todo-o-terreno, e que reuniu alguns dos melhores pilotos da actualidade.

Paulo Rui Ferreira e Jorge Monteiro mostraram-se visivelmente satisfeitos no final da prova e, no regresso ao Estoril, fizeram a sua estreia na subida ao pódio para receber as taças do terceiro lugar. “Nós sentíamo-nos preparados para esta prova mas, essencialmente, julgo que precisámos de a fazer para ganharmos experiência e para sabermos se estávamos prontos para correr a este nível”, explica Paulo Rui Ferreira.

O Rali Transibérico é a mais importante prova internacional a integrar os dois países, e é caracterizada pelos traçados competitivos e difíceis, desafios agravados pelo calor intenso e pelo pó que dominaram todos os sectores selectivos. Paulo Rui Ferreira referiu que “foi uma prova muito difícil, com troços complicadíssimos, como os de Espanha, em que o piso era sinuoso e cheio de pedras. A zona do Alentejo, pelo contrário, tem troços rápidos, fantásticos, que nos permitiram fazer sectores muito bons nas últimas duas etapas”.

Nelson Falardo, um dos responsáveis da RF Competição, que assegurou a preparação e manutenção da Nissan Navara conduzida por Paulo Rui Ferreira, falou acerca do único problema mecânico de toda a prova, que acabou por ser resolvido com a ajuda de Elisabete Jacinto. “Houve uma peça da nossa carrinha que se partiu e a que usámos para substituir também estava avariada. Entretanto, reparámos que a Elisabete Jacinto tem uma carrinha igual à nossa, pedimos-lhe a peça emprestada, e ela prontificou-se de imediato a ajudar-nos”, referiu o preparador.

Quanto ao futuro, Paulo Rui Ferreira salienta a confiança que este resultado traz, e que os leva a pensar mais a sério na competição. “Sabemos que ainda temos muitos quilómetros a fazer e muita experiência a ganhar, mas julgo que podemos encarar as próximas provas com mais seriedade, sabendo que conseguimos andar com ritmo e, como aconteceu neste rali, ao ritmo de alguns dos melhores”, refere o piloto, acrescentando que estão já agendadas as participações na Baja TT Cidade de Beja/Montes Alentejanos, em Setembro, e na Baja Portalegre 500, no final de Outubro.

Somos, neste momento, uma equipa reconhecida a nível nacional”

O entusiasmo e satisfação no final do Rali Transibérico eram também visíveis na equipa da RF Competição. Nelson Falardo afirmou que “o balanço da prova é muito positivo, estamos todos de parabéns e, graças a todo o trabalho de preparação e manutenção que fizemos, somos, neste momento, uma equipa reconhecida a nível nacional”.

A RF Competição prepara automóveis para o Campeonato Open de Ralis e para os campeonatos de todo-o-terreno nacionais, assegurando também toda a manutenção durante as provas. Com uma equipa muito experiente, quer ao nível da mecânica, quer no grande conhecimento que tem das várias competições e restantes equipas, os preparadores leirienses Nelson Falardo e Rui Ferreirinho querem manter-se num percurso de crescente profissionalismo.

Sabemos que, embora com menos meios que algumas das grandes equipas, temos o mesmo grau de eficiência e capacidade de resposta. As provas estão dadas e tivemos, inclusivamente, alguns potenciais clientes a acompanhar o nosso trabalho no Transibérico, abrindo-nos excelentes perspectivas para este ano ainda”, explica Nelson Falardo, que salienta, no entanto, a necessidade de evoluir rapidamente nalguns aspectos como o nível de planeamento e estratégia das provas.

Os elogios à equipa de preparação vêm também do piloto, Paulo Rui Ferreira, que refere que “o trabalho da RF Competição foi brilhante, quer ao nível de toda a preparação e testes feitos a priori, quer no trabalho de manutenção ao longo das várias etapas. A carrinha esteve sempre impecável e, mesmo quando surgiu o único problema mecânico que tivemos, já no final do penúltimo sector selectivo, a equipa foi de um profissionalismo e calma impressionantes, que garantiram a nossa manutenção”.

A RF Competição assegurará em 2009 a preparação da Nissan Navara de Paulo Rui Ferreira nas bajas de Beja e Portalegre. Existem ainda novos contactos para a preparação de outros carros, que farão do terceiro trimestre deste ano uma fase definitiva na evolução da equipa que garantiu a participação única da região de Leiria no maior rali realizado na península ibérica.

Entre outros apoios, a RF Competição é patrocinada oficialmente por duas empresas leirienses, a Bomcar, concessionário BMW e Mini, e a Auto Charneca – Reparações Auto.