
Depois de muitos meses de desenvolvimento e construção, o último protótipo tubular construido por Tot Curses teve finalmente a sua estreia em competição. A prova escolhida foi o Rally TT de Águilas, terceira prova pontuável para o campeonato de Espanha de Ralis de Todo o Terreno, e o piloto encarregado de o levar até á meta foi Pierre Lartigue.
O objectivo desta primeira participação era principalmente comprovar o potencial do veículo em competição e verificar os últimos ajustes introduzidos depois dos testes realizados antes deste evento. A equipa Tot Curses regessou há duas semanas da Túnisia, onde Pierre Lartigue, José Luis León, engenheiro chefe da Tot Curses, e Joseph Adua, o proprietário do carro, estiveram testando várias regulações e soluções como fase final do processo de construção do C4 Proto.
Este fim de semana pode-se constatar no Rally TT de Águilas a extraordinária qualidade do veículo que em palavras de José Luis León "... é o melhor carro de ralis que alguma vez saíu das nossas oficinas, e logicamente deixa-nos cheios de orgulho que um piloto do calibre de Lartigue tenha decidido colaborar conosco e escolher este carro como montada para participar no próximo Dakar."
Em corrida, Pierre Lartigue subiu rapidamente á liderança, ao impor-se com autoriadade na Super Especial que se realizou na sexta feira passada, nas proximidades da localidade da provícnia de Murcia, com uma extensão de 7 quilómetros.
Na etapa seguinte , disputaram-se 3 voltas a um percurso de 45 quilometros com superficies muito diferentes, e com uma constante de caminhos estreitos e sinuosos, que abrandaram muito o ritmo de corrida.
Três quilometros depois da partida para o primeiro sector, um pequeno erro colocou a centralina do motor em modo de emergência, o que deixou o veículo parado durante 5 minutos. Uma vez efectuadas as operações necessárias para reiniciar o sistema, Pierre Lartigue e o seu copiloto para a ocasião, o Espanhol José María Ferrer, retomaram a corrida com normalidade , mas com um atraso que foi a chave , como explica Ferrer: "... Fomos ultrapassados por vários concorrentes e caímos para 15º lugar, o que complicou bastante as nossas possibilidades. Este rali é muito curto e o com o pó dos veículos que nos ultrapassaram foi muito dificil recuperar a liderança, o que ainda que no fundo isto seja uma anedota, já que o importante para nós era testar o carro, e prepara-lo para uma possível participação na Baja España Aragón”.
Link à notícia completa...
Fonte: www.todoterreno.pt