
O espanhol Nani Roma (BMW X3 CC) para quem tudo é novo (carro, navegador e equipa)
foi o mais rápido ao suplantar Filipe Campos, em caro idêntico, por dois décimos de
segundo, depois dos 3.000 metros contra-relógio de abertura. Miguel Barbosa (BMW X3 CC) averbou o terceiro tempo, a 1,9 s. de Roma, mas foi 2,1 s. mais rápido do que Guerlain Chicherit (BNW X3 CC) penalizado por abrir a estrada, com Ricardo Leal dos Santos (BMW X5) a ceder um décimo de segundo ao alemão, mas a contribuir para o domínio da marca bávara que colocou cinco carros nas cinco primeiras posições.
Nicolas Misslin (Mitsubishi Pajero MRP 13) foi o primeiro dos “outros”, ao volante de um dos Mitsubishi da antiga equipa oficial. Pedro Grancha (Nissan Navara), em sétimo, e Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder), em oitavo, são os outros portugueses no “top ten”, depois da abertura competitiva do Rali Vodafone Transibérico 2009. Carlos Sousa (Mitsubishi Lancer), Boris Gadasin (Proto G-Force), Nuno Matos (Isuzu DMax) e Alexander Mironenko (Nissan Overdrive) foram as primeiras “vítimas” da edição 2009 do Rali Vodafone Transibérico, já que perderam tempo na Super Especial de abertura, que decorreu nas proximidades de Abrantes. Carlos Sousa não evitou um pião e teve, ainda, uma saída de pista, o que o fez perder 21,8 s. para o espanhol, mas o pior, para o comandante do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno, é o facto de ser obrigado a apanhar muito pó, da parte da tarde, uma vez que a classificação da Super Especial determina a ordem de partida para o Sector Selectivo. Contudo, tudo indica que o piloto venha a arrancar para o Sector Selectivo da tarde, após o último piloto prioritário, ou seja, alguns lugares à frente daquilo que seria expectável.
Nuno Matos debateu-se com problemas de transmissão dianteira esquerda, enquanto Boris Gadasin cumpriu a Super Especial com o motor a falhar, em consequência de
problemas de admissão de combustível. O mais prejudicado foi Alexander Mironenko, que perdeu mais de 15 minutos para os mais rápidos por ter capotado na parte final. De assinalar que Afonso Baptista (Isuzu Rodeo) não partiu, por indisposição do piloto.
Classificação do 1.º Sector Selectivo (3,00 km): 1.º, Nani Roma (BMW X3 CC),2.14,0; 2.º, Filipe Campos (BMW X3 CC), a 0,2 s.; 3.º, Miguel Barbosa (BMW X3 CC), a 1,7 s.; 4.º, Guerlain Chicherit (BMW X3 CC), a 4,0 s.; 5.º, Ricardo Leal dos Santos (BMW
X5), a 4,1 s.; 6.º, Nicolas Misslin (Mitsubishi Pajero MPR 13), a 6,7 s.; 7.º, Pedro Grancha (Nissan Navara), a 8,0 s.; 8.º, Hélder Oliveira (Nissan Pathfinder), a 10,6 s; 9.º, Boris Gadasin (Proto G-Force) e Guilherme Spinelli (Mitsubishi Pajero), a 11,4 s.
No final da SS1:
N. 1 - CHICHERIT (BMW X3 CC): «Foi um bom aperitivo, apesar de se tratar de uma
Super Especial que mais parecia uma classificativa de um rali, mas que não estava muito escorregadia»
N. 2 - ROMA (BMW X3 CC): «Melhor não podia ser, apesar de estar a adaptar-me ao
carro, pelo que só posso estar satisfeito»
N. 3 - SOUSA (Mitsubishi Lancer): «Fiz um pião e tive uma ligeira saída, o que me custou algum tempo. O carro foi abaixo e depois, ao fazer a manobra, voltei a deixar parar o motor, perdendo muito tempo. Vou ter uma tarde difícil, já que vou apanhar muito pó, pois os tempos aqui decidem a ordem de partida para o SS2»
N. 4 - BARBOSA (BMW X3 CC): «Correu bem, mas fui com cautela, porque há muito caminho a percorrer»
N. 5 - FILIPE CAMPOS (BMW X3 CC): «Não andei muito depressa, porque o meu objectivo
é partir entre os cinco primeiros para poder controlar a corrida»
N. 6 - GADASIN (Proto G-Force): «Tive problemas com a admissão, logo no início da
Super Especial, e fi-la com o motor a falhar»
N. 8 - CONDESSO (Nissan Pick Up): «Falhei algumas passagens de caixa e isso reflectiu-se no tempo»
N. 10 - YAHYA AL HELEI (Nissan Patrol): «Isto é muito diferente do deserto. Não estou
habituado a estradas tão estreitas e sinuosas, o que me vai obrigar a dar muito mais aos braços»
N. 12 - PASCAL (MD Buggy): «O piso estava muito escorregadio para um carro de duas
rodas motrizes e se continuar assim vai ser muito difícil»
N. 16 – M. MAIA (BMW X3 CC): «Não forcei, porque ainda há muito caminho a percorrer»
N. 17 - SILVA NUNES (Mitsubishi Pajero): «Vim depressa e estou à espera de alcançar um bom resultado quer em termos de geral, quer em termos de agrupamento»
N. 18 - MATOS (Isuzu D-Max): «Tive problemas com a transmissão dianteira do lado
esquerdo e perdi algum tempo»
N. 19 - SPINELLI (Mitsubishi Pajero): «Perdi algum tempo no pó do Nuno Matos»
N. 20 – MIRONENKO (Nissan Overdrive): «Capotei e como o carro ficou meio na pista
meio fora, perdi imenso tempo a conseguir recolocá-lo em condições de completar o
troço»
N. 24 - OLIVEIRA (Nissan Pathfinder): «Apanhei um “susto”, quando vi o carro do
Mironenko capotado»
N. 25 - LEAL DOS SANTOS (BMW X5): «Assustei-me com o carro do Mironenko!»
N. 101 - CAMILO MARTINS (Nissan Navara): «Como vimos no final do pelotão,
encontrámos o piso com muitos regos o que nos fez ter algumas cautelas, porque há
muito a percorrer»