domingo, 21 de junho de 2009

Helder Oliveira conquista resultado histórico


Piloto de Barcelos foi o melhor português e 2º da geral

Helder Oliveira conquistou esta tarde a segunda posição no Rali Transibérico Vodafone, a terceira e derradeira etapa da Taça do Mundo, prova que teve o francês Guerlin Chicherit, num dos BMW X3 da equipa oficial do construtor germânico, como vencedor. Aos comandos do Nissan Pathfinder da equipa Tecnosport (Nissan Itália) e acompanhado de Filipe Palmeiro, o piloto de Barcelos foi o primeiro entre os pilotos nacionais, melhorando assim em relação à 4ª posição, obtida no ano passado.

Recorde-se que o Transibérico é a mais importante competição europeia de todo o terreno e que de entre os portugueses apenas Carlos Sousa subiu ao lugar mais alto do pódio. Esta é a quarta vez que Helder Oliveira se coloca entre os primeiros nesta corrida, tendo já triunfado entre os concorrentes da então Categoria T1 em 2001 e sido o melhor de entre as equipas privadas, em 2003

"Esta é uma prova de todo o terreno pura e dura, extremamente exigente do ponto de vista físico e muito técnica do ponto de vista de condução. Fizemos uma gestão muito inteligente da corrida porque, como tinha dito antes dela começar, era impossível lutar de igual para igual com as equipas de fábrica, mas era imperioso estar o mais próximo deles possível, se queria ficar bem classificado. Foi isso que aconteceu e sinto-me profundamente feliz por ter alcançado este resultado, que tem tanto de inesperado quanto de justo. Por outro lado, quero salientar que ser o melhor português na primeira em que o José Megre não está entre nós, é também para mim um tributo à sua memória. Um agradecimento muito especial à Tecnosport que me proporcionou uma excelente máquina e ao meu navegador, que fez um trabalho irrepreensível”, salientou o piloto de Barcelos.

Com este resultado, que se junta à vitória na Tunísia, ao lado do argentino Orlando Terranova, Filipe Palmeiro terminou a Taça do Mundo (navegadores) na 2ª posição.

Classificação Final: 1º Guerlain Chicherit/Tina Thörner (BMW X3 CC), em 15h11m08s; 2º Helder Oliveira/Filipe Palmeiro (Nissan Pathfinder), a 1h16m27s; 3º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 1h32m14s; 4º Rodolphe Deveaux/Luís Ramalho (Mitsubishi Pajero), 1h50m08s. Classificaram-se 30 equipas.